A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água, que visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível. Neste sentido, os alunos do curso de Engenharia Ambiental da UNESC realizaram atividades de sensibilização ambiental sobre o tema, o que incluiu uma breve fala, em todas as salas de aula da faculdade, explicando sobre um cartaz elaborado pelos próprios alunos.
Tal material continha informações sobre o descarte correto de resíduos como, óleo de cozinha e as pilhas e baterias, que quando são descartados de forma indevida no meio ambiente tendem a causar a contaminação da água, o que pode refletir de forma negativa na população, através do aparecimento de doenças. A confecção do cartaz contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e da empresa “Tend Tudo Acessórios”, a qual é detentora do Selo Verde.
Existem vários pontos causadores de poluição da água potável. A contaminação do solo e dos recursos hídricos devido ao descarte incorreto do óleo, por exemplo, é algo muito preocupante, já que 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros d’água. Outro grande vilão da poluição das águas potáveis e do solo são as pilhas e as baterias, elas possuem em sua composição substâncias químicas, entre elas, chumbo e mercúrio. Tais substâncias podem provocar grandes problemas de saúde no ser humano e nos animais, podendo até levar à óbito.
Segundo o coordenador do curso, profº Dr. Gabriel de Paula Paciencia, “A atividade foi extremamente importante para que os alunos da FAEV/UNESC saibam que na sua faculdade existem pontos de descarte correto de óleo de cozinha usado, localizado no expurgo (ao lado do laboratório de Química), e de pilhas e baterias, que está situado Hall de entrada”. Esses materiais serão recolhidos pela Semma conforme a demanda da entrega na faculdade.
Divulgação