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RO é o estado do Norte com maior número de acidentes em rodovias em 2017

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O site Senado Notícias publicou na última terça-feira, 27 de fevereiro, que Rondônia, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, foi o estado da região norte com o maior número de acidentes em rodovias federais em 2017.

Segundo o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado, foram registrados 1.830 acidentes, principalmente na BR 364. Na segunda posição aparece o estado do Pará com 1.496 acidentes para o mesmo período.

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A BR 364 é uma importante rodovia que diariamente é movimentada por um grande volume de carretas que levam produtos do agronegócio nacional. Com o aumento das safras e, por conseguinte com o aumento do número de veículos, a BR 364 está se deteriorando e vem causando muitos acidentes fatais. Ela precisa urgentemente ser restaurada e recuperada, bem como é necessária a sinalização de placas e pintura do asfalto.

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Instalação de balanças de carga

O senador Valdir Raupp (MDB-RO) cobrou a instalação de balanças de carga no trecho da Rodovia em Rondônia. De acordo com ele, essa medida pode diminuir o número de ocorrências, bem como diminuiria os danos à pista causados pelo peso de veículos acima do máximo permitido.

– Passam pela BR 364, mais de 1.200 carretas por dia e não há balanças para pesagem da cargas. O Dnit deve colocar imediatamente nem que seja balanças móveis nos postos da Polícia Rodviária Federal. Havia uma balança no posto da PRF perto de Ouro Preto, mas parece que foi desativada há mais de 4 anos”, diz o Senador.

Raupp ainda mencionou que a BR 364 é um campo de batalha, uma vez todos os dias são registrados vários acidentes com vítimas fatais.

A BR-364 começa em São Paulo, no município de Limeira, e passa por Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, sendo importante para o escoamento da produção das Regiões Norte e Centro-Oeste do país.

Duplicação da BR 364

Em novembro de 2017, foi publicado o edital de aviso de licitação para contratação de empresa responsável pela elaboração dos estudos ambientais e dos programas ambientais de mitigação dos impactos para o licenciamento das obras de duplicação e regularização da BR-364, no trecho entre Comodoro (MT) e Candeias do Jamari (RO). A empresa Sanches Tripoloni, responsável pelo primeiro estudo completo do projeto, trouxe dados abaixo do esperado, sendo necessário uma segunda versão do estudo para emitir um novo parecer dos técnicos. Com isso, o edital de concessão está previsto para o terceiro trimestre de 2018.

A obra que custará R$ 8,2 bilhões e poderá ser financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê a duplicação de mais de dois mil quilômetros de rodovia entre os dois estados, não somente para a melhoria do trânsito e diminuição do número de acidentes fatais, mas também para o escoamento da soja produzida no Mato Grosso até o Porto de Porto Velho.

 

 

Texto: Redação FOLHA DE VILHENA

Foto: Diário da Amazônia

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