Centro da Juventude e Central de Produção de Alimentos (CPA) são alguns dos programas sociais destacados por Ivete Pires
Uma das pastas da administração municipal totalmente voltada ao lado social, é a secretaria de ação social (SEMAS) que, atualmente conta com 14 programas que beneficiam famílias de baixa renda na cidade de Vilhena.
Nesta semana, durante visita à redação do FOLHA, a secretária Ivete Pires falou um pouco dos programas sociais que encontram-se paralisados, mas que, em breve, voltarão a funcionar, e os que estão atendendo crianças e adultos.
Na semana passada, o prédio do Centro da Juventude que encontra-se abandonado, foi duramente criticado na rede social pelo vereador tucano, Samir Ali.
No seu desabafo, Samir ressaltou a falta de interesse da administração em revitalizar o local, mas conforme a secretária, o Centro estará pronto até o final do segundo semestre deste ano para desenvolver as atividades que eram realizadas no local, tais como, confecção de bolas e curso de informática. O Centro atendia jovens entre 15 a 18 anos.
– O processo licitatório para contratação de empresa que fará o serviço no Centro da Juventude já está em andamento. Assim que tivermos uma vencedora as obras serão iniciadas. A máquina de confeccionar bolas será levada para manutenção e compraremos a matéria-prima”, diz Ivete.
Outro programa que está paralisado, mas que será reativado ainda neste ano, é a Central de Produção de Alimentos (CPA), onde por muitos anos se produziu o leite de soja. De acordo com a secretária, os engenheiros da prefeitura irão executar o projeto, para assim abrir rapidamente o processo licitatório.
Um ponto destacado por Ivete Pires, quanto a esse assunto, é o recurso para a aquisição da indústria de leite soja. Conforme a titular da Semas, uma emenda da deputada Rosangela Donadon (PMDB) irá custear a compra da famosa “vaca mecânica”. O recurso que já foi liberado está também na fase de licitação. Até o momento só duas empresas mandaram as cotações exigidas, mas o município precisa de mais uma para assim poder escolher a que tenha o melhor preço e adquirir a máquina.
As atividades no centro do idoso, Creca, Casa da Gestante, abrigo de menores, Conselho Tutelar e Criança Feliz, este último recém implantado na cidade para o desenvolvimento da primeira infância, são alguns dos programas comandados pela Semas que estão em andamento na cidade de Vilhena e que, na visão de Ivete Pires, estão dando certo. O prédio do Conselho Tutelar recém entregue ao município foi construído com recursos de uma Ação Civil Pública que tramita na Vara do Trabalho de Vilhena/RO, da mesma que a Casa do Acolhimento que será entregue em 30 dias.
Na semana passada, a Semas em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) deu abertura ao curso de salgadeiro na cidade. Para Ivete, o curso é de suma importância porque muitas pessoas após o treinamento saem prontas e conseguem tirar sua própria renda com a venda de salgados. Já os cursos da Semas, mas executados pelo Cras, tais como, pintura em tela e tecido, crochê, vagonite, manicure e pedicure serão abertos oficialmente no dia 12 de março.
Ao fim da entrevista, Ivete Pires lembrou também que voltará à cidade o projeto em parceria com empresas privadas para ajudar jovens a conseguirem o primeiro emprego. “Sei quanto é difícil um jovem conseguir emprego. Esse projeto estava em andamento, mas teve que ser interrompido. Conversei com a prefeita Rosani, e vamos a colocá-lo em prática em breve”, concluiu.
Texto e foto: Redação FOLHA DE VILHENA