A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 23, no auditório da Prefeitura de Vilhena. O encontro contou com a presença da prefeita Rosani Donadon e de representantes do meio ambiente dos municípios do Cone Sul. A eles foi apresentada a forma de atuação da ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e a proposta da criação da seccional Rondônia da entidade.
Nesse primeiro momento, estão sendo feitas reuniões pelo estado, nas quais é apresentado o funcionamento da ANAMMA no âmbito municipal.
Para o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Vilhena, Jorge Rabelo, a criação da seccional será positiva. “Com a instalação da ANAMMA, os municípios vão ter condições de trabalharem de maneira integrada nas questões ambientais trocando experiências e resultados”. Rabelo também é vice-presidente da comissão de instalação da associação no estado.
Essa integração entre os municípios será possível através de um software que será disponibilizado para as secretarias municipais do meio ambiente.
Depois de instalada, a associação deverá fazer representar as demandas dos municípios a nível estadual e também federal.
Durante o evento, a prefeita Rosani Donadon ressaltou que tem trabalhado para desenvolver políticas públicas de preservação do meio ambiente em Vilhena. Ela também parabenizou a organização do evento pela inciativa. “Medidas como estas são positivas para o meio ambiente. Se cada um fizer sua parte estaremos não só melhorando nossa qualidade de vida, mas, também, de nossos filhos e netos no futuro”, salientou a prefeita.
ANAMMA
A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
Fonte: Semcom