“Muitas vezes as pessoas aqui de Vilhena não sabem que a Unir é uma Universidade Federal, então esse contato assim, no estágio, das escolas públicas com a faculdade é muito interessante”, comentou Lívia Fernandes, acadêmica de Letras
Os acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Vilhena, estão desde a terceira semana de março desenvolvendo um projeto chamado Cadernimportante, visando arrecadar cadernos simples de uma matéria que serão doados para os alunos do sétimo e nono ano da EEEF Paulo Freire.
Cerca de duzentos alunos serão beneficiados com a ação, e os cadernos terão uso totalmente pedagógico, voltados para projetos propostos pelos docentes coordenadores. Essa ideia de arrecadação surgiu quando houve uma conveniência em separar o conteúdo didático ministrado no projeto do conteúdo das aulas registradas nos cadernos oficiais.
Lívia Fernandes, acadêmica de Letras e representante da turma no projeto, comentou sobre a realização da ação dizendo: “nós estamos com um projeto de arrecadação de cadernos para realizarmos a disciplina de estágio II na Escola Paulo Freire, e essa modalidade de estágio implica na regência mesmo, porque o primeiro módulo é só observação e o segundo já é dar aula”.
O projeto, como explica a professora do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários Rosana Alencar, surgiu dentro de uma matéria de estágios realizados para proporcionar uma maior proximidade entre alunos e estagiários, além da oportunidade dos discentes de Letras estarem aprendendo na prática e ganhando conhecimento de como funciona o ambiente escolar, como ela mesma explica: “para os alunos de letras essa interação é fundamental, pois é a vivência que eles vão ter na escola, todas as experiências obtidas ali serão importantes para a formação deles”.
Deise Teixeira, professora de Língua Portuguesa da unidade educacional, também afirma a importância para os alunos que receberão esses cadernos e posteriormente as aulas de estágio comentando: “é importante dos dois lados, primeiro do ponto de vista dos alunos que vão ter um olhar diferenciado sobre a leitura e produção escrita que será a nossa proposta com a parceria desse projeto, e também do outro lado como uma questão acadêmica”. Ela menciona também as atividades que poderão ser organizadas por turmas quando os alunos tiverem os cadernos, destinando às classes do 9° ano exercícios de produção textual dissertativa, enquanto que para o 7° a dinâmica envolverá oficinas de leitura e produção de texto.
As doações dos cadernos podem ser feitas até o dia 06 de abril e os contatos para realizar a ação são os seguintes números: (69) 999369391 (Alex), (69) 984877498 (Linalva), (69) 999487442 (Marcos) e (69) 981467925 (Lívia). Cada caderno doado, contendo uma matéria, irá contribuir para que o projeto possa ser desenvolvido de forma mais significativa para alunos e acadêmicos, e os alunos estão dispostos a buscarem os donativos, caso os doadores não possam estar entregando no Departamento de Letras da Universidade.
Texto: Mizellen Amaral
Fotos: Mizellen Amaral/Divulgação
Fonte: Folha de Vilhena