A Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará nos meses de março e abril em três municípios da região do Cone Sul realizando exames de mamografia em mulheres da faixa etária dos 40 a 69 anos de idade.
A primeira cidade a receber a carreta rosa será o município de Colorado do Oeste. Para se cadastrar, as mulheres terão que ir até o dia 12 de fevereiro a uma das Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos seguintes Bairros: Santa Luzia (Centro de Saúde Natalia Fabiana Lopes), Cruzeiro, (Centro de Saúde Luíza Mauricio Simões), próximo à Escola Manuel Bandeira, (Centro de Saúde Jois Antônio de Souza) e Bairro São José (Centro de Saúde Enfermeiro José Ronaldo).
A segunda cidade que receberá a carreta de saúde será o município de Corumbiara no final do mês de março e/ou início de abril. O período de cadastro ocorrerá entre os dias 5 a 20 fevereiro nos postos de saúde de Corumbiara, Vitória da União e Guarajus.
Já o município de Cabixi será a terceira cidade que a carreta rosa passará para realizar os exames de mamografia. Os atendimentos estão previstos para acontecer no mês de Abril. Agentes comunitários de saúde (ACS) já estão percorrendo a cidade agendando consultas. Quem está na faixa etária para realizar a mamografia e não receber a visita dos agentes comunitários de saúde deve procurar no dia 09 de fevereiro, Lourdes Andrade de Carli, no Hospital da Unidade Mista de Cabixi.
Requisitos para o agendamento
Para fazer o agendamento, as mulheres devem estar na faixa etária dos 40 a 69 anos de idade e ter os seguintes documentos: xerox do RG, CPF, cartão do SUS atualizado e comprovante de endereço. Todos eles devem estar em uma mesma folha, frente e verso.
Carreta do Hospital de Barretos
A carreta do Hospital de Câncer possui equipamentos de alta tecnologia e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados. Os exames demoram cerca de 45 dias para ficarem prontos e, caso for diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 98%.
Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de um centímetro e deve ser realizado uma vez por ano em toda mulher com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
Por ABEL LABAJOS/Fv
FOLHA DE VILHENA