Vice-prefeito Darci Cerutti acompanhou a comitiva; área está fechada há 15 anos
Na tarde desta última sexta-feira, 26 de janeiro, gestores e técnicos da prefeitura municipal de Vilhena e Governo do Estado realizaram uma visita ao museu Casa de Rondon do município, com o objetivo de futuramente reabrir o espaço para visitação.
Da comitiva fizeram parte o vice-prefeito Darci Cerutti, os secretários de turismo de Vilhena, Faiçal Akkari e do Governo, Júlio Olivar.
A área está de portões fechados há mais de 15 anos. Em 2005 o local foi repassado aos cuidados da aeronáutica. Desde então, é necessário autorização para que a Prefeitura faça qualquer tipo de manutenção conservativa no local.
De acordo com Faiçal Akkari, a prefeitura já realizou toda a documentação e entregou ao Governo do Estado, através da Superintendência Estadual de Turismo/RONDÔNIA (SETUR), para que seja feita a doação do terreno. “Estamos lutando para poder recuperar a área e reabrir para a população visitar e conhecer a Casa. A aeronáutica nos respondeu positivamente”, disse o secretário.
A comunidade vilhenense participou da visita realizando sugestões e ideias para que sejam feitas na obra. “Fizemos questão de ouvir a todos, inclusive os vereadores que representam os moradores do município. Ficamos felizes”, avaliou Júlio Olivar.
As autoridades também destacaram os recursos assegurados no Ministério do Turismo com a ajuda da Deputada Federal Marinha Raupp.
O arquiteto Lorenzo Villar, de Porto Velho, esteve presente na reunião para iniciar o projeto arquitetônico do espaço. A aeronáutica solicitou que algumas regras sejam cumpridas para realizar a doação do terreno. “Estamos realizando todo o projeto do local e iremos atender todo o pedido feito pela aeronáutica. Desta forma, poderemos trabalhar para que a Casa de Rondon volte a funcionar”, ponderou o titular da pasta SEMTIC.
Para a prefeita Rosani Donadon, a Casa de Rondon é um marco para nosso município, é um lugar cheio de histórias e de muitas lembranças boas. “Agradeço a parceria do governo do Estado por nos apoiar neste processo para fomentar o turismo local”, finalizou.
Fonte: Semcom