O público alvo do programa são famílias de vulnerabilidades social, idosos e pessoas com deficiência
Pelo menos 20 pessoas que fazem parte de diferentes programas sociais participaram do lançamento do programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) realizado, pela primeira vez, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Vilhena. O primeiro encontro grupal aconteceu às 08h e teve como palestrantes a Psicóloga, Nathalia Guimarães e a Assistente Social, Eliete Carneiro Pereira.
No encontro, as profissionais desenvolveram diversas dinâmicas grupais e várias oficinas. Na ocasião, também passaram vídeos educativos e deram dicas e orientações sobre os desafios da vida em família e os programas e serviços que serão desenvolvidos neste ano.
Conforme a Assistente Social, o Cras irá realizar a cada um mês, novos encontros familiares. Dessa forma, se estará apoiando às famílias a prevenir a ruptura de laços e a minimizar os conflitos familiares construindo, dessa forma, soluções para os enfrentamentos do dia a dia.
“Sabe-se que nas famílias há casos de pessoas envolvidas com drogas, alcoolismo e evasão escolar que levam a conflitos e/ou rupturas familiares. Para que isso não aconteça foi criado o PAIF, que busca o fortalecimento da função protetiva da família”, explica.
O PAIF é considerado o principal serviço oferecidos pelo CRAS, porque desenvolve a proteção básica dos usuários e as famílias são acompanhadas constantemente por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores sociais.
Texto e fotos: Redação FOLHA DE VILHENA