Vários condutores vilhenenses já estão aderindo ao novo formato da CNH
O novo formato da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora na versão digital (CNH-e), que entrou em vigor oficialmente pelo Governo de Rondônia no dia 18 de janeiro, já é realidade em Vilhena.
De acordo com a Chefe da Sessão de Habilitação do Ciretran de Vilhena, Silvia Maria Pereira, em entrevista à reportagem da FOLHA, a CNH impressa continuará sendo emitida e o novo formato não substituirá a antiga. “A CNH Digital não vai substituir o formato impresso, ela é um complemento a mais, já que as duas versões são válidas e o novo formato é opcional”, conta.
A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação não é obrigatória e não terá custo algum, sendo totalmente gratuita. Além disso, o novo formato ajudará na fiscalização, na qual, os policiais poderão conferir a veracidade dos dados das pessoas por meio do aplicativo.
Para solicitar a versão digital, o condutor terá que ter a nova CNH impressa que já possui o QR code e que começou a ser emitida desde o mês de maio do ano passado. “Caso a pessoa não tenha a nova CNH impressa terá que solicitar uma segunda via que custa R$ 104,34”, frisa.
Ainda, segundo a Silvia Maria, caso o Smartphone seja roubado ou perdido e o condutor quer evitar que terceiros usem os dados da CNH Digital basta acessar o site do DENATRAN e alterar os dados. “Em caso de roubo ou perda do Smartphone é só entrar no site do Denatran, alterar os dados, criar uma nova senha e bloquear o anterior”, finalizou.
Como aderir a CNH Digital
Para aderir a CNH Digital, o cidadão terá que ir até o Ciretran de Vilhena com a nova CNH impressa para atualizar os dados no sistema com o número de telefone e e-mail. Em seguida, o condutor deverá acessar o site do Denatran (clicando aqui) e realizar outro cadastro, onde a equipe do órgão enviará um link no e-mail da pessoa e ela deverá clicar e ativar para ser aberto novamente a tela do DENATRAN para efetuar o login na página.
Para facilitar e ajudar os condutores no processo de cadastramento da criação da CNH Digital, o órgão estadual DETRAN/RO disponibilizou um passo a passo, que poderá ser acessado neste link > https://www.detran.ro.gov.br/2018/01/cnh-digital/.
O aplicativo da CNH Digital pode ser baixada na app store ou play store.
Por ABEL LABAJOS
Foto e fonte: FOLHA DE VILHENA