Engana-se quem pensa que o que acontece na boca fica restrito à cavidade bucal. Nosso organismo é similar a várias engrenagens trabalhando em conjunto: se umas delas está com problema, todo o restante será afetado. Estudos mostram que existe sim relação entre a saúde bucal e a saúde geral do organismo. Doenças como a cárie, edentulismo (falta de dentes), xerostomia (sensação de boca seca) e doenças da gengiva, como a gengivite e a periodontite, repercutem negativamente no corpo humano e podem ser um sinal de outras enfermidades do corpo.
Doença cardiovascular, uma das enfermidades que mais afetam a população segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem íntima relação com a saúde bucal. Bactérias que chegam à corrente sanguínea através da escovação, da mastigação ou de qualquer outro problema odontológico que cause sangramento, alojam-se no coração, causando a endocardite bacteriana, principalmente em pessoas que já possuem certos tipo de doença cardíaca. Sabe-se também que mulheres gestantes com problemas periodontais (da gengiva) têm uma chance maior de parto prematuro e de nascimento de um bebê com baixo peso. O diabético tem uma chance maior de desenvolver uma doença avançada da gengiva, o que irá dificultar o controle do açúcar no sangue.
A cavidade bucal não pode ser tratada isoladamente, e sim como uma parte integrada do organismo. Uma boa higiene oral contribui positivamente para organismo, prevenindo e ajudando no controle de enfermidades. Saúde Bucal e saúde geral andam juntas, uma completando a outra.
Dra. Maria Souza
Qualquer dúvida, envie-nos um e-mail: [email protected]
A Clínica DR. DOMBRI ODONTOLOGIA oferece em seu portfólio tratamentos estéticos de última geração proporcionando ao paciente o que há de melhor em saúde e beleza. Procure os profissionais e seja gratificado com um sorriso perfeito.
A clínica está localizada na Avenida Liberdade, número, 4435. Mais informações; (69) 3321- 3091.
Fonte: FOLHA DE VILHENA