O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 será aplicado no próximo domingo (19) para mais de 1,5 milhão de candidatos em todo o país, de acordo com o Governo Federal. A prova será feita por estudantes que não concluíram os estudos na idade correta e em Vilhena estará sendo realizada em quatros escolas do Município.
As provas serão divididas em dois turnos no domingo. No matutino pelo horário de Rondônia, os portões serão abertos às 6h, fechando às 6h45, com início de prova às 7h. Para o ensino fundamental neste turno os exames serão de Ciências Naturais, História e Geografia. Para o ensino médio neste turno serão Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias.
No período vespertino pelo horário de Rondônia, os portões serão abertos às 12h30, fechando às 13h15 e iniciando as provas às 13h30. Para o ensino fundamental neste período as provas serão de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, e Redação e Matemática. Já para o Ensino médio neste período serão as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Após o fechamento dos portões nenhum candidato poderá entrar na escola da aplicação da prova. O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação.
O exame em Vilhena será feito nas seguintes escolas:
- Escola Estadual Álvares de Azevedo
- Escola Estadual Shirlei Ceruti
- Colégio Tiradentes da Policia Militar Unidade V (Antiga escola Zilda da Frota Uchôa)
- CEEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos de Vilhena.
O candidato poderá buscar informações sobre o local ao qual fará sua prova, acessando e imprimindo seu Cartão de Confirmação de Inscrição, por meio do site: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.
O que levar:
- Documento de identificação original com foto (obrigatório).
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (obrigatório).
- Cartão de confirmação da inscrição (desejável).
O que não levar:
- Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas.
- Livros, materiais, impressos, anotações.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie.
- Chaves.
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
Documentos permitidos:
- Cédulas de identidade (RG) expedidas pela Secretária de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal.
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei n° 9.474, de 22 de julho de 1997.
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade.
- Carteira de trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997.
- Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista.
- Passaporte.
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997.
- Identidade funcional em consonância com o Decreto n° 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.
Acesso aos resultados
O resultado individual será disponibilizado no Sistema de Inscrição. O Inep divulgará a data oportunamente. Para acessar o resultado será necessário informar o CPF e a senha cadastrados na inscrição.
Inscrições
Inscrições ocorreram das 10h do dia 7 de agosto às 23h59 do dia 18 de agosto de 2017.
Por Redação Fv – Abel Labajos
Foto: Portal Canaã/Divulgação