O Câncer de Próstata é a segunda maior causa de mortes de homens no Brasil. Apesar da prevenção simples e rápida, tabus ainda cercam pacientes que chegam ao estado terminal sem saber da doença. De acordo com o especialista, a maioria dos pacientes consegue cura, porém o câncer silencioso exige tratamento rápido para recuperação. Neste mês é realizada a campanha “Novembro Azul” em todo o país e em Vilhena a prefeitura municipal disponibilizou atendimentos diferenciados a fim de contribuir com a saúde dos homens.
Todas as unidades de saúde do município estão empenhadas em promover conscientização, informação e diagnóstico. Na rede municipal há um especialista, o urologista Nilton Migiyama, que alertou os pacientes. “A partir dos 40 anos o homem deve realizar o exame do toque retal que é o mais indicado para diagnosticar a doença. Precisamos que as pessoas saibam que é melhor prevenir. É um assunto que deve ser levado a sério e a prefeitura, a gestão, tem dado todo o apoio para que possamos cuidar dos homens da nossa cidade”, disse o médico.
Nilton atende na policlínica João Luiz à partir de encaminhamentos dos clínicos que atendem os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “A consulta é a agendada via sistema de regulação e não por livre demanda”, explicou o profissional de saúde.
De acordo com o secretário de saúde Marco Aurélio Vasques, a preocupação se estende por todo o ano. “Temos trabalhado para garantir esse atendimento não só em novembro, mas em todos os meses. O especialista atende cerca de 130 homens por mês na policlínica e pretendemos ampliar esses atendimentos e oferecer o exame de sangue PSA de forma mais ampla no ano que vem no Laboratório Municipal”, informou.
Para se consultar com um clínico em qualquer época do ano basta procurar o postinho de saúde mais próximo de sua residência, mas neste mês a prefeitura por meia da Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando atendimento corujão para prevenção ao câncer de próstata.
Segundo a prefeita Rosani Donadon, a ação acontece para facilitar o acesso do paciente à saúde. “Muitos homens trabalham o dia todo e esse atendimento noturno possibilita que ele vá no período que não está em serviço e seja consultado. A nossa equipe está pronta para receber todos”. Confira a agenda:
Atendimentos nas unidades:
** 27 de novembro – Carlos Mazala (setor 19)
Das 17h00 às 21h00
** 27 de novembro – Vitalina Gentil (bairro São José)
Das 14h00 às 21h00
** 28 de novembro – Leonardo Alves (próximo à avenida Paraná)
Das 18h00 às 22h00
** 29 de novembro – Liro Hoesel (bairro Cristo Rei)
Das 18h00 às 22h00
** 30 de novembro – Industrial (bairro Industrial)
Das 07h20 às 11h40 e das 14h20 às 16h40
Fonte: Semcom