A 9ª edição do mutirão de despoluição do rio Guaporé e afluentes, no município de Cabixi acontecerá no próximo domingo, 18 de novembro e, como nas edições passadas, os voluntários e colaboradores já estão se preparando para que, neste ano, a ação consiga mais uma vez atingir as expectativas.
Equipes navegarão em média mais de 200 Km pelos rios Cabixi, Guaporé e Pimenteiras coletando o lixo da ponte da Linha 04 no Distrito de Planalto São Luiz até sua fós no rio Guaporé. Outras equipes descerão também o rio Guaporé do mangabalito até a localidade Flor do Ouro e encontrarão outras equipes que sobem o rio de Pimenteiras até a Vila Neide. Haverá também equipes em terra que irão até o córrego da mula no Mato Grosso, aterro do rio escondido, rio belo, dentre outros.
Em 2016, o lixo recolhido nos acampamentos de pescas nas matas diminuiu em relação a 2015. Contudo, o agravante continua nas vilas, devido às construções de casas. Materiais de construção, móveis e eletrodomésticos velhos são os itens que mais se encontram nas casas de veraneio.
Os mutirões servem não apenas para despoluir os rios, mas também para conscientizar às pessoas. O Rio Guaporé está entre os pontos turísticos mais visitados no estado de Rondônia.
Texto: Redação FOLHA DE VILHENA
Fotos: Divulgação