Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Família Zonoece: filhos do homem que acompanhou Marechal Rondon contam história da antiga vila de Vilhena


Banner


A família Zonoece é sinônimo de coragem, determinação e pioneirismo. O patriarca, Marciano Zonoece e sua esposa, Maria Augusta (ambos falecidos) foram os primeiros a acompanhar o então Marechal Cândido Rondon a desbravar a desconhecida Amazônia, em 1909.

A equipe da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), de Vilhena, foi conhecer um pouco mais da história desta tradicional família, tendo em vista os 40 anos de emancipação político/administrativa do município.

Tudo começou quando Marciano Zonoece, que era telegrafista, foi adotado pelo Marechal Rondon em uma tribo Parecis, no Estado do Mato grosso, e mandado para estudar no Rio de Janeiro.

- Advertisement -
- Advertisement -

Na vila de Vilhena, ele morou com seus filhos e esposa durante anos no meio da selva, tendo o perigo, ainda, de índios selvagens.

- Advertisement -

“Uma das histórias que mais marcam nossas vidas foi do ataque da feroz tribo Cintas-Largas. Esse foi o motivo que nos mudamos. Viemos para perto da base militar, uma segurança melhor. Guardamos lembrança de nossos pais com um carinho enorme. são heróis”, disse Luiz Antônio Zonoece, um dos filhos.

Já Florência Augusta Zonoece, contou que seu pai Marciano decidiu se estabelecer em Vila Vilhena, também, após gostar do clima agradável. “Até hoje somos apaixonados pelo clima daqui da cidade”, disse.

Luiz ainda destacou que, no começo, muitas famílias ficavam desconfiadas, já que a cidade não contava com nenhuma estrutura e sem ajuda financeira. “A cidade cresceu muito e ver esse desenvolvimento foi incrível; foi bom a minha família ter acreditado”.

Antônio também conta sobre o dia especial para os habitantes que moravam em Vila Vilhena, a chegada dos trabalhadores e engenheiros para realizar definitivamente a estrada da BR 364. “Foi o momento quando nós realmente vimos que tudo iria se desenvolver. Sinto muita falta das amizades antigas, da união entre a população, como tudo cresceu as pessoas se individualizam; mudou demais”, avalia Luiz Antônio.

Vilhena completa hoje (quinta-feira, 23) seus 40 anos de emancipação. Atualmente possui uma população estimada em 99.934, segundo dados de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Após diversas histórias, sofrimentos, o município  é o quarto município mais populoso de Rondônia. Possui também o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado.

Fonte: Semcom

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z