Sexta-feira, 14 de março de 2025 - [email protected]



Sexta-feira, 14 de março de 2025 - [email protected]



Sexta-feira, 14 de março de 2025 - [email protected]

A “Estrada Velha” que fez muitas mortes na época da madeira

A imagem fala por si só e reflete as dificuldades de trafegabilidade na época em que Vilhena e os municípios do Cone Sul eram ocupados por famílias vindas de vários rincões do país.

Trata-se da conhecida “Estrada Velha” que tinha por destino o município de Colorado. A referida estrada inicia próxima ao Posto Fiscal e foi feita na época pelo Incra, que aproveitou um “picadão” que existia da cidade de Vilhena à fazenda Terra Rica. Porém, a precária trafegabilidade também resultou em muitas mortes.

O ex-prefeito de Vilhena, Vitório Abrão, recorda os primórdios desta foto histórica. “Na época, a  estrada foi muito mal feita pelo Incra e dava acesso à fazenda Terra Rica, do seu Antônio Pereira. Por falta de organização, o Incra aproveitou o picadão e deu no que deu: houve mortes, principalmente na era da madeira, já que muita gente puxava madeira de Colorado e os caminhões não conseguiam subir as serras das estradas, matando os motoristas e as pessoas que estavam dentro dos veículos. Quase todos os dias havia uma morte nessa estrada, que também foi aberta para transportar os colonos que saiam de Vilhena até Colorado”, disse.

- -
- -

Abrão, porém, relembra que muitos colonos percorriam a estrada à pé, numa distância de 100 kms. “Era normal este percurso pelos colonos. Você via a romaria feita pelas famílias, indo a pé e chegando lá em até três dias de viagem. O destino era o que hoje é Colorado, já que naquela época a cidade era conhecida como a sede do Incra Paulo de Assis Ribeiro. A estrada foi muito mal feita, o que ceifou a vida de muita gente”.

- -

 

Fonte: Semcom / Foto: Memória Vilhenense

- -



Veja também



Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas