Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Domingo, 19 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Vilhenenses correm contra o tempo para regularizar o título eleitoral no último dia de recadastramento




Cerca de 9.500 eleitores do município de Vilhena não compareceram na Biblioteca Monteiro Lobato para realizar o recadastramento biométrico. O prazo para atualizar os dados junto à Justiça Eleitoral de Rondônia era apenas até o final da tarde desta terça-feira (31).

O eleitor que não fez o recadastramento até a data prevista terá o título cancelado e uma série de impedimentos, como: de votar, tomar posse em cargo público, obter passaporte ou identidade, fazer matrícula em instituição de ensino pública, fazer cadastro em programa social do governo e obtenção de documentos que exijam certidão de quitação eleitoral.

De acordo com dados da chefe do cartório da 4º Zona Eleitoral, Fabíola Canuto, repassados à FOLHA, Vilhena possui 57. 800 eleitores aptos a votar, uma vez que 2.000 títulos foram suspensos devido a condenações criminais e 6.900 títulos foram cancelados por não terem votado nas três últimas eleições.

- Advertisement -
- Advertisement -

Fabiola conta ainda que, há muito vilhenenses que estudam fora do estado de Rondônia e não fizeram a atualização, assim, ela orienta que seja mudado de local de votação.

- Advertisement -

“A orientação que damos para esses eleitores é que transfiram o título eleitoral para a cidade em que estão morando e estudando para evitar o cancelamento, porque agora no final do ano será necessário fazer a rematrícula e se o título tiver cancelado a pessoa não consegue”, pontua.

Na entrevista, Canuto explica também que foram distribuídas senhas até às 17h de hoje (31), e as pessoas que não pegaram ficarão sem fazer o recadastramento biométrico. No último dia de recadastramento, durante o período da manhã o local estava vazio, já no período da tarde, os vilhenenses correram para regularizar o documento.

A atualização que iniciou em julho, teve uma duração de quatro meses e o mês de outubro foi o que mais caiu à procura, onde foram atendidas em média 500 pessoas por dia, sendo que o limite máximo era de 1.400 pessoas.

“Quem não for atendido hoje, é porque realmente deixou para última hora e não conseguiu. Teve um prazo bem extenso, quatro meses é tempo suficiente para o eleitor se programar e ver um melhor dia para ele” relata Fabiola Canuto.

Os atendimentos durante os 4 meses de recadastramento biométrico foram realizados por servidores da Justiça Eleitoral, da Prefeitura, da Câmara dos Vereadores e por voluntários de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, no prédio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato situado em frente à Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade.

Por Redação Fv – Abel Labajos
Fotos: Sara Rengifo

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas