A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sob o comando do General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira coordena nesta sexta-feira, 20, no município de Cacoal, uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem, atendendo solicitação do Governo do Estado de Rondônia, para detectar armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos e proibidos na Casa de Detenção daquele Município.
A operação Interagências envolve diversas Instituições e Órgãos de Segurança Pública: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, o Ministério Público Militar, Polícia Militar do Estado de Rondônia, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia.
O Centro de Ressocialização Cone Sul, em Vilhena também teve a mesma varredura no dia 20 de setembro. Na ocasião, as forças armadas, com ajuda de cães farejadores e detectores de metais localizaram mais de 300 itens perfurantes e cortantes, além de drogas e celulares, na unidade prisional.
De acordo com o Decreto Presidencial de 17 de janeiro de 2017, o Presidente da República autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem nas dependências dos estabelecimentos prisionais do país a fim de realizar a detecção de materiais ilícitos e proibidos. Os órgãos dos governos estaduais ficarão responsáveis por recolher e dar o devido destino legal aos materiais encontrados pelo Exército
Texto: Redação, com informações da Assessoria
Fotos: Comunicação Social da 17ª Bda Inf Sl