A Prefeitura Municipal de Vilhena, por meio da Vigilância Sanitária promoveu campanha de vacinação antirrábica, no dia 07 de outubro, em diversos pontos do município, tais como escolas e postos de saúde.
O objetivo da campanha foi imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.
Segundo o coordenador da Vigilância, Alfredo Guancino, a campanha é realizada no município sempre entre os meses de setembro e outubro devido ao período chuvoso. “Mas, quero destacar, que estamos à disposição para vacinar os animais, Quem não pôde ir nos pontos, podem estar nos procurando”, disse Alfredo, que exerce a função de fiscal há quase 14 anos.
Ele informou que o objetivo da campanha é atingir a meta de 16.500 animais até dezembro deste ano. Entretanto, foram 15000 vacinações alcançadas. “Nos últimos anos, nunca foi encontrado um registro da doença, e queremos continuar desta forma. Porém, é preciso manter-se em alerta”, frisou o coordenador.
Entre os sintomas mais comuns da raiva está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Centro de Saúde para que seja feita a limpeza criteriosa da lesão e avaliada a necessidade de administração da vacina.
No total são 11 fiscais que trabalham na Vigilância Sanitária e dois para a secretária de agricultura. A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente nos animais. A vacinação é disponibilizada durante todo o ano na Vigilância, localizada na rua Rony de Castro Pereira, no bairro Jardim América, em Vilhena. O atendimento à população é feito nos horário das 07h às 13h e 15h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fonte: Semcom