Equipes médicas de Porto Velho e de Brasília estiveram em Vilhena nesta sexta-feira (22) para realizarem as captações de fígado, córneas e rins de uma adolescente que faleceu na última quarta-feira (20) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional do Município.
Ambas as equipes com a permissão dos familiares, realizaram uma cirurgia para a retirada dos órgãos: rins e córneas foram captadas e não apresentaram problemas. Já o fígado da jovem, que seria o primeiro a ser captado na cidade, apresentou algumas alterações em seu tecido e acabou sendo devolvido ao corpo da doadora.
Segundo o coordenador da equipe de transplante renal, Alessandro Prudente, as captações de órgãos em Rondônia estão sendo realizados desde 2011, entre elas, não apenas a captação de rins e córneas, como também fígados. No Estado já foram feitas duas captações de fígado e em Vilhena seria a primeira vez.
Alessandro também explicou à imprensa local, a importância das doações de órgãos e os índices de aceitação no País e no Estado. “Hoje no Brasil 35 a 40% das famílias recusam as doações durante as entrevistas. Já em Rondônia infelizmente esses índices chegam a 70 a 80% de recusa”, conta.
Conforme o coordenador, no mês de setembro é realizado uma campanha nacional e que também é feita em Rondônia para esclarecer a população e sensibilizar em relação à doação de órgãos.
“Nós chamamos de setembro verde, isso graças ao dia 27 de setembro que é o dia Nacional em homenagem ao doador de órgãos. Aproveitamos o mês para esclarecer a população sobre essa questão e mostrar principalmente a necessidade, ou seja, os pacientes que estão em fila de espera, aguardando um transplante”, explica.
O secretário municipal de saúde, Marco Aurélio Vasquez, esteve também no local e ressaltou o trabalho que a secretária de saúde do Estado vem desenvolvendo, como: incentivar a captação de órgãos e habilitar os hospitais das cidades do interior de Rondônia para que realizem esses procedimentos. Ainda conforme Vasquez, ele relatou que em breve deverá ser iniciado uma campanha massiva sobre o assunto para a população vilhenense.
Fonte
Texto: Redação Fv
Fotos: Folha de Vilhena/Divulgação