Psicólogas residentes falaram sobre prevenção ao suicídio
A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município de Vilhena tem desenvolvido diversas ações para intensificar a campanha de prevenção do suicídio no mês de setembro.
O chamado “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional que ocorre há alguns anos e visa levantar questões relacionadas à prevenção de suicídio e depressão. Psicólogas residentes ministraram palestras para alunos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) nos dias 14 e 15 deste mês.
De acordo com a psicóloga residente em saúde mental, Elidaiana da Silva Café, cerca de 200 alunos participaram dos eventos que fazem parte da semana de educação para a vida do IFRO. “Abordamos questões temáticas de depressão, ansiedade e automutilação”, explicou.
As palestras foram realizadas por Elidaiana e pela psicóloga residente Grasiela Cendron Brandalise. Além disso, as profissionais explicaram aos alunos que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece em Vilhena diversos serviços de tratamento às pessoas com depressão.
O município conta com atendimentos no Hospital Regional, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “Temos diversos profissionais como psicólogos, assistentes sociais, médicos da área de Saúde Mental e todos eles prontos para receber os pacientes que necessitam deste atendimento. A campanha do ‘Setembro Amarelo’ é fundamental para levantar o tema”, disse o secretário de Saúde Marco Aurélio Vasques.
A prefeita Rosani Donadon afirmou que as pessoas precisam saber que o município oferece esse serviço. “Muitos sofrem de problemas de depressão e não sabem que têm tratamento ofertado de forma gratuita. Nossos profissionais são qualificados e vão atender o paciente com muito amor e dedicação”, disse.
Fonte: Semcom