Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Equipe multiprofissional inicia novo modelo de atendimento a deficientes intelectuais no CER em Vilhena


Banner


Coordenador da unidade diz que fator social é fundamental nos tratamentos de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) do município de Vilhena está passando por uma reestruturação organizacional.

A unidade de saúde recebeu recentemente um novo coordenador e está implantando novos modelos de atendimentos aos pacientes que melhorem os resultados. Nesta quarta-feira, 20, uma equipe multiprofissional iniciou grupos de pacientes com deficiências intelectuais com o foco de desenvolver a capacidade cognitiva e linguagens oral e escrita.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com o coordenador Yargo Machado, apenas uma hora semanal de terapia não produz resultados significativos ao paciente como envolver a família e tornar a terapia uma responsabilidade do principal convívio social em que o paciente está inserido. “Fizemos uma primeira reunião de orientação aos pais ou responsáveis dos pacientes para que eles troquem experiências e compreendam a forma de terapia. Uma hora semanal com os profissionais é fundamental, mas a continuidade do tratamento fora do CER é que produz um real resultado”, detalhou.

- Advertisement -

O CER recebe uma demanda de pacientes com deficiência intelectual maior que a capacidade atual de atendimento e por isso os profissionais desenvolveram métodos para trabalhar os atendimentos em grupo. “Iniciamos dois grupos de pacientes que vão de oito a 17 anos e estamos trabalhando com vários profissionais em conjunto como psicólogos e fonoaudiólogos. Isso, além de viabilizar o atendimento e diminuir a fila de espera, aumenta o fator social e a troca de informações entre as famílias e os pacientes”, disse a fono Ana Luiza Ribeiro.

Além de Ana, estão participando ativamente do projeto as psicólogas Arlete Guth da Costa e Bárbara Dalinze Ludtick. Enquanto as linguagens oral e escrita são estimuladas pela fono, as psicólogas inserem métodos de melhoria da capacidade cognitiva dos adolescentes. “O trabalho conjunto dos profissionais garantes uma sintonia de informações, facilitando o desenvolvimento do paciente”, disse o secretário Marco Aurélio Vasques. Os encontros dos grupos serão semanais e a equipe multiprofissional afirmou em unanimidade que têm expectativas de resultados positivos na implantação do projeto.

A nova forma de atendimento faz parte da reestruturação que passará o Centro de Reabilitação nos próximos meses. Em breve a unidade deve mudar de instalação para um prédio modelo na região norte. Além disso, novos equipamentos estão sendo adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O CER oferece diversos atendimentos nas áreas visual, intelectual, auditiva e física. “Esse processo está acontecendo para garantir que o paciente do CER seja bem atendido e que haja, de fato, uma reabilitação. Os profissionais também estão sendo motivados para viver um novo modelo de unidade de Saúde. As equipes estão de parabéns, pois estão entendendo que o foco da nossa gestão é garantir qualidade de atendimento”, enfatizou a prefeita Rosani Donadon, comentando o novo modelo a ser executado.

 

 

Fonte: Semcom

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z