Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Em Vilhena, mais de 4 mil pessoas devem ser vacinadas contra o HPV




Conforme o coordenador de imunização, 4.475 pessoas fazem parte do público-alvo da cidade na faixa etária de 9 a 26 anos.

A vacinação contra o HPV teve uma grande procura no tradicional “dia D Multivacinação” realizado no último sábado (16) em todo o Brasil. Em Vilhena também não foi diferente, centenas de crianças e adolescentes procuraram uma das sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para se imunizarem.

Segundo dados do coordenador de imunização, Adão Gonçalves, no dia D, 587 crianças de 0 a 5 anos e 357 adolescentes comparecem às UBS. Na ocasião, 308 crianças e 192 adolescentes tomaram as vacinas de prevenção.

- Advertisement -
- Advertisement -
Coordenador de imunização em Vilhena, Adão Gonçalves

A campanha contra HPV que iniciou em 2014 pelo Ministério da Saúde em todo o País teve por princípio vacinar meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, com duas doses sendo aplicadas com intervalo de seis meses entre elas. Contudo, como houve baixa procura pelas doses, a imunização foi ampliada em todo o Brasil para homens e mulheres com idade entre 15 e 26 anos, com três doses sendo aplicados, com intervalo de zero, dois e seis meses. Ainda conforme o coordenador de imunização em Vilhena, cerca de 4.475 pessoas fazem parte do público-alvo da cidade na faixa etária de 9 a 26 anos.

- Advertisement -

No final do mês de agosto, 12 escolas públicas de Vilhena foram contempladas com a vacinação contra HPV que imunizou dezenas de alunos.

A campanha para atualização da caderneta de vacinas iniciou na segunda-feira (11) na cidade e se encerrará nesta sexta-feira, 22 de setembro. Ainda dá tempo de ir até uma unidade de saúde.

Para o atendimento é necessário levar o cartão de vacina e algum documento de identificação. Os atendimentos em Vilhena estão sendo realizados normalmente nas Unidades Básicas de Saúde perto da sua residência.

A importância da vacina contra HPV

A vacina HPV Quadrivalente distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é segura, e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença de difícil tratamento.

 

Texto: Redação Fv *(Com informações do Ministério da Saúde)
Fotos: Folha de Vilhena/Maurício Bazílio/SES

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas