Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sábado, 18 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





SEMED promove formação de profissionais com foco na “Prova Brasil”




Avaliação é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) calculado por escola

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através da coordenação pedagógica, realizou na última semana uma formação com os supervisores e professores do 5ª e 9ª ano, das escolas da rede municipal de ensino, em Vilhena.

Objetivo da formação é orientar os profissionais em relação à preparação dos alunos para a realização da “Prova Brasil”, a qual avalia os conhecimentos dos estudantes da 4ª e 8ª (5ª e 9ª), nas áreas de matemática e língua portuguesa. O resultado da “Prova Brasil” é um dos elementos que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), calculado por escola.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em sua fala, a secretária de educação, professora Raquel Donadon, disse que o encontro deve acontecer outras vezes, que essa capacitação mostra a comunidade escolar, como a prova avalia e ou mesmo tempo, mostra os caminhos que devem ser percorridos para aumentar o nível de aprendizagem. “O resultado é elaborado por escola, porém, o município também é avaliado. É através desta avaliação que o Governo Federal elabora programas de aceleramento de ensino”, explicou a secretária.

- Advertisement -

A professora da rede municipal, Mariza Fidelis, mostrou através de slides a plataforma de avaliação da “Prova Brasil”, apontando os passos que são seguidos até o dia da aplicação da prova. “Serão realizados três simulados para tirar as dúvidas dos alunos e para que eles se familiarizem com o formato da prova. Têm estudantes que não sabem o que é um gabarito. O simulado será justamente para familiarizá-lo com a prova”, frisou a educadora.

A coordenadora pedagógica da SEMED, Raíde Trovó, disse que a formação com composição de grupos de discussão, auxilia para que os alunos possam ter um resultado positivo. “Nós capacitamos o professor, e por sua vez, ele capacita os alunos. Todos estão empenhados para que tenhamos um bom resultado”, avaliou a coordenadora.

Fonte: Semcom

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas