A previsão é que cerca de 60 mil eleitores realizem o cadastramento no município
O atendimento teve início no dia 4 de julho no município de Vilhena. A biometria é um procedimento tecnológico que permite verificar, identificar e reconhecer uma pessoa por meio de suas impressões digitais, sendo elas, únicas, prevenindo qualquer tipo de fraude.
O técnico judiciário, José Pasdiora Junior, explica que o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, “infelizmente, o eleitor que não realizar o recadastramento com os dados biométricos terá seu título eleitoral cancelado, tendo uma série de impedimentos, como: tomar posse em um cargo público, obter passaporte e CPF, além de que, poderá pagar multa à justiça”, disse.
Pasdiora também destacou que há uma grande procura da parte dos eleitores para o cadastramento biométrico, sendo dentro do esperado. Em um mês, 27% do atendimento do eleitorado já foram realizados, uma média de 800 a 900 pessoas são atendidas por dia.
Documentos necessários para a realização do cadastramento são: documentos pessoais (com foto), comprovante de residência no nome da pessoa (se o eleitor estiver morando de aluguel, poderá comprovar através do contrato do imóvel), título de Eleitor (será recolhido o antigo e entregue o novo no local). A realização de transferência conta com o mesmo procedimento.
Os trabalhadores têm direito de sair do horário de expediente para realizar o cadastramento, a justiça eleitoral emite uma declaração para o eleitor entregar ao dirigente.
É LEI:
Art. 48 do Código Eleitoral – Lei 4737/65
Institui o Código Eleitoral.
Art. 48. O empregado mediante comunicação com 48 (quarenta e oito) horas de antecedência, poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário e por tempo não excedente a 2 (dois) dias, para o fim de se alistar eleitor ou requerer transferência.
A respeito do atendimento:
“Quando os eleitores vão realizar a cadastramento se assustam com o número de pessoas que tem no local, quero explicar que não é demorado, em menos de 1h o eleitor já está sendo atendido. Não deixem para a última hora, a capacidade é de atender até mil pessoas por dia”, finalizou o técnico.
O atendimento conta com o total de 28 guichês, o horário é das 08h às 17h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Av. Major Amarante – Praça Nossa Senhora Aparecida – Centro, e seguirá até o dia 31 de outubro deste ano.
Redação