É primeira vez que uma inspeção é realizada na frota das empresas que prestam serviços à prefeitura
Servidores técnicos do setor de transporte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão realizando vistoria complementar nos ônibus escolares das empresas contratadas para efetuar o transporte dos alunos da área rural, do município de Vilhena.
A inspeção iniciou na segunda-feira, 24, e deve seguir até a próxima semana. Quatro servidores da Semed estão responsáveis pela vistoria, que tem como meta verificar itens complementares para garantir a segurança dos alunos.
Todos os veículos já passaram pela vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN). Porém, a inspeção complementar é para ajudar no controle interno do departamento transporte, além de assegurar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas e a segurança, uma vez que, é vistoriada a parte mecânica de cada veículo.
De acordo com secretária de educação, professora Raquel Donadon, devido à importância do transporte escolar é necessária a vistoria, que prioriza, principalmente, a segurança dos alunos. “É uma preocupação da nossa prefeita Rosani Donadon oferecer um transporte de qualidade e, principalmente, com segurança aos nossos alunos”, pontuou a titular da Semed.
Um dos proprietários das empresas que prestam serviço para Prefeitura Municipal de Vilhena (PMV), Herbert Bueno, disse que é a primeira vez que uma vistoria complementar é realizada.
PARTE TÉCNICA
De acordo com o servidor técnico Edson Gonçalves, do departamento de transporte da Semed, todos os veículos das empresas que compõem a frota escolar estão sendo averiguados. “As duas empresas que prestam serviços à prefeitura, estão sendo visitadas. E os ônibus estão sendo examinados um por um”, destacou.
Valdemir Soares dos Santos complementou que a equipe está descendo a rampa para poder ver com detalhes a parte de baixo do veículo: como pneus, supervisão, terminal de direção, freios, caixa de câmbio. E que as empresas estão muito receptivas, e que a maioria das notificações já estão sendo feitas.
Os técnicos Ana Laura Colombi e Claudemir Marchi, ainda pontuaram que um questionário com onze itens foram elaborados para direcionar os trabalhos, que além da parte mecânica, setas, molas, placas e cintos também foram inspecionados.
Texto e foto: Semcom/Prefeitura de Vilhena