A revisão biométrica para os eleitores dos municípios de Cerejeiras e Pimenteiras acontece em agosto. Em Corumbiara, o serviço será realizado em setembro e em Chupinguaia no mês de outubro
Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica, ou seja, pela impressão digital.
No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos pelo eleitor, a identidade será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.
No município de Vilhena, localizada no cone sul do estado de Rondônia, a revisão biométrica iniciou no dia 04 de julho e se estende até o dia 31 de outubro. A Justiça Eleitoral quer fazer o cadastramento de 63 mil eleitores. O serviço está sendo realizado na Biblioteca Municipal, Monteiro Lobato, no centro da cidade.
Em Cerejeiras, a revisão acontecerá durante todo o mês de agosto (01 a 31). O serviço será realizado na Câmara de Vereadores de 08h às 17h, e esperasse o comparecimento de 13.907 eleitores.
Em Pimenteiras do Oeste, a coleta de dados biométricos dos eleitores por meio de impressões digitais e fotografia será feito nas instalações da Câmara Municipal de Vereadores do Município, na Rua Rio Grande do Norte, nº 362 – Centro, durante todo o mês de agosto. Ao todo 2.326 eleitores deverão passar pela revisão biométrica.
Em Corumbiara, a revisão de 6.274 eleitores acontecerá de 04 de setembro a 04 de outubro, e em Chupinguaia o cadastramento de 6.414 acontecerá de 02 a 31 de outubro. Nestes dois municípios, ainda não foi informado o local onde será realizado o serviço.
Os municípios de Colorado e Cabixi já contam com a biometria.
O não comparecimento na revisão eleitoral implica no cancelamento do título de eleitor.
Documentos necessários
– Documento oficial de identificação original que contenha foto;
– Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há 3 meses) no nome do eleitor ou de parente, devendo comprovar o parentesco;
– Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);
– Se for o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).
Texto e foto: Redação com informações do TRE/RO