Um dos eventos mais importantes na área de saúde acontece nos dias 28 e 29 de junho a partir das 19h. Trata-se da 8ª Conferência Municipal de Saúde que, neste ano será realizado no Centro de Formação Maximiliano Kolbe, na cidade de Vilhena.
O evento que auxilia a elaboração do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, deve contar com a participação de todos os profissionais da área e da população, tendo em vista que a programação para os dois dias está totalmente voltada à melhorias no setor.
Neste ano, o tema principal da Conferência é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Vilhenense” com eixo temático em Saúde da Mulher e, de acordo com o secretário de saúde do município, Marco Aurélio Vasques, o evento é de suma importância. “O SUS precisa que os usuários participem das decisões. A qualidade da Saúde só pode melhorar com a democratização da gestão. As pessoas precisam saber o que vai ser executado e cobrar dos gestores”, comentou.
As conferências municipais de saúde ocorrem sempre no primeiro ano de mandato do prefeito eleito e deve ser realizada até dia 30 de junho. Ela serve para levantar um diagnóstico da saúde local e levantar as necessidades da população, posteriormente são elaboradas propostas para o Plano Municipal de Saúde e vai para o Plano Plurianual do município (PPA) que é a construção coletiva de propostas e planejamentos para a gestão.
Texto: Redação/Assessoria
Fotos: Divulgação