Comemorando 20 anos de existência nesta segunda-feira, 12, o Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Vilhena (SAAE), está investindo em atividades de manutenção preventiva, qualidade da água e ações voltadas para o consumo consciente da água.
A autarquia está intensificando os trabalhos de conscientização, com palestras de educação ambiental em órgãos públicos e empresas. Na última semana, em comemoração alusiva ao Meio Ambiente, a autarquia participou da programação que trouxe conhecimento sobre a água distribuída para os munícipes a vários alunos e visitantes da feira.
Outro trabalho realizado como prioridade pelo SAAE é a manutenção dos poços artesianos. Em pouco mais de cinco meses 23 poços artesianos já receberam manutenções preventivas e corretivas. “Estamos fazendo o máximo dentro da nossa disponibilidade orçamentária e financeira”, comentou Arijoan Cavalcante, diretor da autarquia.
Visando ainda melhorar a qualidade no abastecimento, O SAAE adquiriu com recursos próprios um aparelho foto calorímetro com 33 curvas calibradas para medição dos parâmetros exigidos pela Portaria 2.414/ 11 / M.S, ummedidor de cor e um aparelho turbidimetro que mede a turbidez da água.
Segundo o químico do SAAE, Carlos Gava, os aparelhos adquiridos pela atual gestão para uso em laboratório são de extrema importância para atestar a qualidade da água. “Na gestão passada eu tinha que usar os meus aparelhos para fazer esse controle”, comentou Gava.
Ainda, segundo o químico, hoje, com trabalhos da equipe do SAAE e apoio da população, a produção de água diminuiu se comparada aos anos anteriores. “Passamos de 50.000 m³ dia, para 48.000 m³ dia. Estamos mais conscientes no uso de nossa água, mas ainda assim devemos economizar, pois estamos entrando no período da seca”, destacou.
História da autarquia
Em 12 de junho de 1997, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) foi inaugurado pelo então prefeito Melki Donadon.
Hoje, completando 20 anos de existência, a autarquia tem por missão distribuir água de qualidade para a população vilhenense. São 36 poços subterrâneos em funcionamento para abastecer a demanda do município.
A água é captada do segundo maior aquífero do país, o aquífero Parecis.
Fonte: Semcom