Os profissionais com quinze anos ou mais de dedicação à Medicina já podem procurar o setor de registro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) para dar entrada com toda a documentação necessária. Os médicos com diplomas emitidos antes de 2002 estarão aptos para receber as comendas, de acordo com a regulamentação da resolução 003/2016. “Essa é uma forma que o Conselho encontrou de prestar homenagem aos profissionais que lutam há anos pela melhoria da saúde em nosso estado” destaca o presidente do Cremero, Dr. Andrei Leonardo Freitas de Oliveira.
As comendas começaram a ser entregues pela primeira vez em outubro de 2016, quando cerca de 200 médicos receberam a honraria. “A nossa expectativa é que esses números aumentem em 100%” ressalta o presidente. São dez tipos de comendas que mudam de acordo com tempo de dedicação à Medicina.
Médicos com 15 a 19 anos de experiência receberão a comenda Hipócrates. A comenda Galeno será entregue aos profissionais com 20 a 24 anos de dedicação. Já quem possui de 25 a 29 anos de formação receberá a comenda Avicena, famoso médico do período entre a época do Império Romano e o surgimento da ciência moderna no século XVI.
A comenda Andrea Versalius será entregue a quem possui de 30 a 34 anos; William Harvey de 35 a 39; Alexander Fleming de 40 a 44; James Watson e Francis Crick para quem possui de 45 a 49; Adib Jatene de 50 a 54; Euryclides de Jesus Zerbini para quem tem 55 a 59 anos de Medicina e a comenda Oswaldo Cruz para quem possui 60 anos ou mais. “Médicos que receberam ano passado só receberão novamente este ano se a medalha já for outra” conclui Andrei.
Além das comendas, os médicos aptos receberão um certificado e registro na carteira profissional. As comendas serão para os médicos inscritos no Conselho em Rondônia e em dias com a anuidade. Para participar, o profissional deverá encaminhar a sua carteira de médico e um comprovante de endereço atualizado para o Conselho.
A primeira cerimônia de entrega acontecerá no Dia do Médico (18 de outubro) no auditório do Cremero em Porto Velho seguindo depois, para as demais cidades. Informações através do email [email protected] ou pelo telefone (69) 3217-0500.
Fonte: Redação