Doadora de sangue há quatro anos, Marlene Ávila, 38 anos, que frequentemente visita o Hemocentro de Vilhena esteve na manhã desta terça-feira (27), participando de mais uma campanha realizada na unidade.
Para Marlene, doar sangue significa um ato de amor e solidariedade ao próximo. Ela que diariamente incentiva à família a participar da ação contou durante entrevista à equipe de reportagem do site Folha de Vilhena que, com as suas doações já conseguiu ajudar muitas pessoas que precisaram de sangue, fazendo menção à cirurgia de uma criança.
“Conheci uma menina que precisava fazer a cirurgia do coração e, para isso necessitava-se de sangue. Como eu já venho doando há muito tempo, não pensei duas vezes e ajudei” lembra.
A captadora responsável da unidade, Lelaine Herrmann, explicou que o hemocentro na cidade funciona em rede, ou seja, as bolsas de sangue coletadas atendem tanto o Hospital Regional de Vilhena como os hospitais dos municípios de Cacoal e Porto Velho.
“As doações de sangue, além de abastecer o estoque da unidade ajuda os hospitais ligados à rede Fhemeron. Esse procedimento é válido porque que têm muitos pacientes da cidade de Vilhena que precisam ser transferidos para outras unidades hospitalares”, informou a captadora.
Por mês, a unidade obtém com as doações em média 250 bolsas de sangue de giro e a expectativa é que essa meta ultrapasse durante as campanhas realizadas pelo hemocentro.
Neste ano já foram feitas seis atividades externas e extras em parcerias com o Tiro de Guerra, Unesc, Senac, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Batista e com o vereador Rafael Maziero.
Em janeiro deste ano, o vereador Rafael Maziero realizou a primeira edição da campanha “Voto pela Vida”, com a finalidade de chamar a atenção da população no quesito – doação de sangue.
Naquela época, nos dois dias de campanha, a unidade dobrou o número de bolsas de sangue coletadas, ajudando dessa forma a salvar muitas vidas. Agora, na segunda edição iniciada ontem e, estendendo-se até amanhã às 21h (horário especial), o vereador espera que o sucesso da primeira campanha seja superada.
Para doar, a pessoa tem que ter mais de 16 anos, com autorização dos pais, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e levar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
O Hemocentro está localizado na Avenida Jô Sato, logo atrás do Hospital Regional. Compareça e contribua com a nobre causa. Ajude a salvar vidas. Doe sangue!
Texto e fotos: Redação Folha de Vilhena