Na última sexta feira (26) durante visita ao Rondônia Rural Show realizado em Ji-Paraná, a prefeita Sheila Mosso conseguiu convencer o diretor do Instituição de Identificação, Julio Kasper, a importância da instalação de um posto de confecção da carteira de Identidade como parte de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Chupinguaia e o Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia civil.
A novidade vai resolver um problema que afeta centenas de pessoas em Chupinguaia e região – que é a demora na emissão do RG, documento indispensável para o cidadão.
Atualmente o serviço é realizado numa pequena sala no município de Vilhena e demora em média 180 dias para chegar até as mãos do requerente. Com a inauguração do posto de identificação, esse prazo deve cair para no máximo 20 ou 40 dias. Segundo a Prefeita Sheila Mosso, a demanda do serviço é grande, já que atende a toda a região, e o município tem 60% de sua população na área rural, sendo ainda o município do cone sul com mais distritos. “Estaremos providenciando um posto de Identificação, com 03 guichês num ambiente propicio para atendimento Publico. Nós queremos levar dignidade e cidadania para a população de Chupinguaia e os distritos”.
Servidores do município passarão por cursos de treinamento em Porto Velho para realizar o atendimento ao público. A princípio 20 senhas diárias vão ser disponibilizadas aos usuários, mas já esta em andamento a criação de um sistema no portal da prefeitura para os agendamentos online.
Para o Diretor do IICC Júlio Kasper, esta é uma junção de esforços importante entre a Prefeitura e a Polícia Civil. Os serviços serão distribuídos, o que vai proporcionar agilidade na confecção do documento. “ Essa atividade será feita na prefeitura, a parte técnica que é a individualização da pessoa por meio do processo datiloscópico e a finalização do documento, continuara sendo realizado em Porto Velho pelos nossos profissionais, para garantir a segurança do documento” afirmou Kasper.
Kasper Também elogiou a forma como a prefeita Sheila foi solicitar o serviço, acrescentando que não podia negar, pois a política municipalista do Governador Confúcio é essa, interiorizar o serviço para todos.
Autor: Osias Labajos