Município vai inaugurar, em breve, o Centro Especializado em Reabilitação
Ocorreu nesta quarta-feira, 26, em Porto Velho, uma videoconferência organizada pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência juntamente com a Coordenação Estadual.
O evento tratou dos apontamentos do relatório realizado durante a visita técnica pela equipe do Ministério da Saúde (MS) em dezembro de 2016 no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Representantes de Vilhena e de outros municípios participaram do evento.
O secretário adjunto de Saúde de Vilhena, Evandro Gomes, apresentou as respostas aos apontamentos do relatório da equipe do MS, onde constavam informações acerca dos atendimentos da unidade, detalhamento do quadro de servidores, situação atual, projetos para os próximos meses de gestão. “Temos uma obra milionária e magnífica para abrigar o CER nos próximos meses, onde iremos adequar também a questão de atendimentos. Algumas situações apontadas já foram solucionadas como a falta de oftalmologista, já contratado, neurologista e um psiquiatra que atenderão à demanda”, explicou.
Alguns casos serão resolvidos, em breve, como é o caso da falta de um psicólogo, havendo somente três em exercício no CER. “Apesar da falta de um psicólogo, temos a residência multiprofissional que auxilia nos serviços”, disse.
Ainda, de acordo com o gestor, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) encaminhará os prazos para as soluções ao Ministério da Saúde, mas garantiu que logo o CER funcionará no novo prédio e dará melhores condições aos profissionais e pacientes.
A Semus também destinou uma servidora, Dalvelena Sousa, especialmente para cuidar da Atenção Especializada e Temática no município, setor em que o CER está incluído. Dalvelena apresentou dados de atendimentos realizados em janeiro e fevereiro e reforçou os avanços já realizados. “Fui destinada a zelar por esse setor e nossa atenção com o CER de Vilhena será intensificada, principalmente porque teremos uma estrutura física adequada para atender à nossa demanda”, comemorou.
Além da videoconferência, a prefeita Rosani Donadon lembrou que o secretário de Estado da Saúde esteve em Vilhena, juntamente com o secretário municipal Marco Vasques visitaram a estrutura de quase R$ 5 milhões. “Nos preocupamos em fazer o CER funcionar o mais rápido possível e estamos colocando nossos esforços para isso. Lá, teremos como atender a pessoa com deficiência que é do nosso município e também de toda a região Cone Sul”, encerrou.
Fonte: SEMCOM