O Calendário Florestal de Rondônia de 2017 iniciou no último sábado (1). De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no período que seguirá até 31 de dezembro deste ano, ficam restritas as atividades de extração, retirada e transporte de madeira. Segundo o órgão, o texto da portaria que rege o calendário não se aplica à exploração de florestas plantadas.
Conforme a Sedam, o calendário passou a ser seguido desde 2015. O objetivo é restringir a extração de madeira durante este período, para que as estradas vicinais e rodovias estaduais e federais não sejam prejudicadas, seguindo assim a indução do Código Florestal Brasileiro.
A secretaria informou ainda que a restrição ajuda a diminuir os ricos e os impactos ambientais causados às florestas.
Com a medida em vigor, para que os empresários possam realizar o transporte de madeira durante esse período, é preciso procurar a Sedam até o dia 15 de novembro de cada ano e solicitar a homologação de pátio junto à secretaria. Caso a vistoria constate que aquela atividade não irá afetar as estradas, o pedido é homologado.
De acordo com a Sedam, os projetos de Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) não são prejudicados, o procedimento de vistoria e análise processual pode ser solicitado em qualquer época do ano.
Fonte: G1