Para cumprir o projeto de asfaltar o acesso dos 52 municípios de Rondônia, o governador Confúcio Moura esteve no fim da tarde dessa quarta-feira (26) no município de Pimenteiras. Acompanhado do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Ezequiel Neiva, o governador assinou a ordem de serviço para a empresa contratada retomar a pavimentação do acesso ao município na BR-435 (antiga RO-399, também conhecida como 4º Eixo).
Dos 52 municípios rondonienses, apenas Pimenteiras e Campo Novo ainda não estão com suas entradas totalmente asfaltadas.
O governador Confúcio destacou que o asfaltamento de Cerejeiras a Pimenteiras é a obra mais cara proporcionalmente que o governo de Rondônia executa nos 52 municípios. “Esta pavimentação custará R$ 32,5 milhões, isso significa o investimento de quase R$ 14 mil por habitante”, calculou.
Ainda conforme o governador, o asfaltamento beneficiará a região que mais produz grãos (soja e milho) em Rondônia. Ele enfatizou que o governo está promovendo a igualdade entre os municípios, sem distinção do quantitativo de população, riqueza ou localização geográfica.
“Pimenteiras tem potencial para o turismo de pesca esportiva, o que atrai o turismo de negócios. Além disso, temos avaliações que o município pode produzir 400 mil toneladas de arroz, o que abasteceria Rondônia, Acre e o Amazonas”, contextualizou Confúcio, ao falar da importância da obra.
EMPREGO E RENDA
Morador da região há 36 anos, o Ezequiel Neiva garante que o governo está realizando um dos grandes sonhos de Pimenteiras com o asfaltamento da RO-399. Neiva usou como exemplo um dos moradores mais antigos do município, Argemiro de Brito, há 77 anos na cidade, que vê o asfaltamento como a realização de um sonho.
“Esta obra também será geradora de emprego e renda para a cidade que receberá o Imposto Sobre Serviço (ISS) relativo ao preço da obra”, frisou Neiva.
O prefeito Olvindo Luiz Dondé disse que o asfaltamento da rodovia ajudará a resgatar o turismo em Pimenteiras, a exemplo do tradicional Festival de Praia e da pesca, fomentando as tradições da região.
Os deputados estaduais, Luizinho Goebel e Rosângela Donadon também participaram do evento. Ambos destacaram o valor do investimento para um município com menos de três mil habitantes e falaram da importância da obra para o desenvolvimento da cidade.
Texto e foto: Governo de Rondônia