A residência abrange a área da Saúde Mental (coordenada por Rosalina de Oliveira), Urgência e Trauma (pelo secretário Marco Aurélio Vasques), Enfermagem Obstétrica (coordenada por Therly Lopes Zoche) e Saúde da Família e Comunidade.
Dentre os residentes destas áreas estão assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e enfermeiros. Os alunos terão dois anos de bolsa-trabalho, sendo que a carga horária é dividida em 60 horas semanais.
O secretário de saúde ministrou uma palestra de abertura das atividades e ressaltou a importância da residência para os alunos e para o sistema público. “O residente é um profissional formado, portanto tem um papel essencial para o funcionamento destes setores”.
De acordo com Vasques, haverá uma fortificação e reestruturação no desenvolvimento das ações na Saúde da Família com a participação dos residentes. “Haverá uma planificação e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) será transformada em unidade modelo”, detalhou.
Esta é a terceira turma de Residência de Vilhena, nesta última o Ministério da Saúde em parceria com a Unesc são responsáveis pelas aulas teóricas dos profissionais. A aula inaugural ocorrerá nos próximos dias e deve contar com a presença da prefeita Rosani Donadon.
A psicóloga Diene Nepomuceno realizou uma dinâmica com o grupo para apresentação e ao final os alunos receberam um coffe break preparado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Fonte: Semcom