O secretario municipal de Agricultura de Vilhena, Rogério Henrique, se reuniu na última terça-feira, 31, com o promotor de Justiça, Fernando Franco, para discutir o programa “Porteira Adentro”.
O programa tem como objetivo auxiliar na execução de obras de infraestrutura em pequenas propriedades rurais do município de Vilhena, com. serviços oferecidos como patrolamento, encascalhamento e conservação de estradas.
No encontro, o promotor fez alguns questionamentos quanto à execução do programa na gestão passada.
Participaram da reunião o vice-prefeito, Darci Cerutti, o secretário de indústria e comércio Faiçal Akari, e representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR)
Além disso, o promotor propôs a criação de um Fundo Municipal da Agricultura para auxiliar os produtores nas suas demandas frente à secretaria. Fernando Franco sugeriu que para acessar o programa, o produtor terá que dar uma contrapartida. “O município não deve bancar sozinho à custa desse programa. Uma contrapartida seria justa, aliás, essa contrapartida é citada na lei de criação do programa”, avalia o promotor.
Darci Cerutti, por sua vez, lembrou que uma tabela de regulamentação de valores de contrapartida está sendo elaborada pela equipe técnica e deve ser colocada em prática por meio de decreto assinado pela prefeita Rosani Donadon.
O secretario Rogério comemorou mais esse passo dado na direção de ativação do programa, mas entende que para isso o município também deve fazer sua parte. “Esse programa é espetacular e vai alavancar de forma significativa o desenvolvimento rural. Mas entendo que falta uma patrulha mecanizada que é essencial para a execução dos trabalhos. Nós, infelizmente, pegamos todo o maquinário da secretaria deteriorado, porém acredito que em cerca de 120 dias toda a manutenção estará feita e poderemos atender os produtores”, destacou o titular da SEMAGRI.
Assessoria