Enquanto o país encerrou o ano com milhões de brasileiros desempregados, o município de Vilhena (RO), no Cone Sul, remou contra a maré e colocou no mercado um número de profissionais acima do esperado. De acordo com a direção do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em doze meses, cerca de 1.100 pessoas foram contratadas em diversas áreas na região.
“Nossa previsão é que 2017 seja um ano ainda mais positivo”, afirmou o diretor do órgão, José Moreira Lima.
As oportunidades mais procuradas em 2016 no município foram serviços gerais, auxiliar de produção, doméstica, zeladora, técnico de segurança do trabalho e contabilidade. Após um período de recesso, o Sine de Vilhena voltou a atender a população nesta segunda-feira (9). Mais de 110 profissionais tinham passado pelo local somente na parte da manhã.
“Um terço desse número são de pessoas que mudaram para a cidade recentemente. Na verdade, por dia, recebemos de três a quatro moradores de fora. É que muitas empresas estão se instalando em Vilhena e as pessoas, vendo isso, vem atrás”, explicou Lima.
Um desses migrantes é o mato-grossense Artemio Márcio, de 36 anos. Ele conta que mudou para a cidade em busca de oportunidade de emprego na sua área de formação, que é gestão ambiental. “Atualmente estou trabalhando como pintor, mas acredito que logo vai surgir uma chance na minha área”, disse.
O atendimento do Sine Vilhena acontece das 7h30 às 13h30. Os interessados devem procurar a unidade que está localizado na Avenida Celso Mazutti, nº 5467, portando Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
Fonte: G1