Com um período de chuvas muito intensas durante essa época do ano, o nível do rio Madeira em Porto Velho, vem subindo e já deixa a área em alerta.
Monitorado diariamente por equipes da Marinha Brasileira, o nível do rio marcou ontem 10,19 metros de profundidade. Essa cota é cerca de 100% maior que a de dezembro, quando o nível do rio chegou a 5,63 metros.
No ano de 2014, época em que ocorreu a maior cheia da história do rio, o nível registrado foi de 19,14 metros, ou seja, a situação ainda não é de perigo iminente, porém ainda existe o risco e alagações em regiões ribeirinhas e urbanas da capital rondoniense, caso a chuva permaneça a cair.
Em 2016, ano em que ocorreu uma grande estiagem e secou diversos rios da Amazônia brasileira, o nível do Madeira chegou a 9,26 metros no mesmo período.
Esse nível para o rio Madeira ainda é considerado alto e mostra que desde a grande cheia ele não voltou a sua profundidade normal.
Por enquanto, o alerta é apenas para quem navega pelo rio, com o nível atual. De acordo com a Marinha, a força da correnteza tende a desbarrancar as margens em toda a extensão do rio e arrastar rapidamente imensas toras de árvores caídas pelo curso das águas, fato que pode ser vetor de naufrágios e outros graves acidentes.
Por causa da subida do nível do rio Madeira, a Marinha já alerta que é necessário uma atenção redobrada durante a navegação pelo rio Madeira. As fiscalizações dentro do rio também foram intensificadas.
Fonte: Diário da Amazônia