Nove mandados de prisão e dez de busca e apreensão devem ser cumpridos nesta quarta-feira (14) durante a Operação ‘Nuvem de Gafanhotos’, deflagrada pela Polícia Civil na região do Vale do Guaporé (RO). Segundo a polícia, a ação visa o combate às invasões de terra e conflito agrário nos municípios do eixo da BR-429. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) são 106 áreas de conflito por posse de terra em Rondônia.
Em 2016, já foram registrados em Rondônia 11 assassinatos de posseiros em conflitos agrários, segundo a Comissão da Pastoral da Terra (CPT). Em todo o ano de 2015 foram 20 mortes deste tipo, número que colocou o Estado em primeiro lugar no ranking de violência agrária no país.
Ação criminosa
De acordo com os delegados envolvidos na operação, grupos armados invadem propriedade da região, destroem residências e a produção agrícola e executam animais. Segundo a polícia, a operação pretende combater o terrorismo causado pelos grupos, que tem apresentado um comportamento agressivo contra a população e usam armamento de grosso calibre durante as ocupações.
Nove mandados de prisão foram emitidos, além dos dez mandados de apreensão de armamentos e munições. A operação está sendo coordenada pelos delegados de Alvorada do Oeste, Seringueiras, Ji-Paraná, Jaru e Theobroma.
A Operação
O nome ‘Nuvem de Gafanhoto’ é uma referência ao inseto que é capaz de comer uma quantidade de alimento maior que seu próprio peso. E quando anda em bando, forma a chamada nuvem devastando plantações rapidamente.
Segundo a Polícia Civil, estas organizações criminosas têm atuado como gafanhotos na região do Vale do Guaporé causando vários prejuízos às comunidades.
Fonte: G1