Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Domingo, 24 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Escola Marechal Rondon ganha Prêmio Gestão Escolar e é representada em intercâmbio nos EUA


Banner


KODAK Digital Still Camera

Após representar Rondônia no intercâmbio Brasil x Estados Unidos, através do Prêmio Gestão Escolar, o diretor da escola estadual Marechal Rondon, Flavio Antônio da Graça recebeu a imprensa na terça-feira, 06 de dezembro, nas dependências da instituição para uma coletiva onde relatou a experiência vivida em outro país.

O Prêmio Gestão Escolar conta com a participação de escolas municipais e estaduais de todo o país, e avalia a parte pedagógica, financeira, participação da comunidade, entre outros aspectos, sendo que a participação do aluno é o primordial para a realização do projeto. na última edição, em 2015, Rondônia contou com a participação de 482 escolas, sendo que 100% da jurisdição de Vilhena esteve inscrita. O prêmio acontece a cada dois anos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Todas essas escolas foram avaliadas e a Marechal Rondon ficou em primeiro lugar, conquistando a vaga para o intercâmbio. Outra importante colocação no prêmio foi para a escola estadual Professor Luiz Carlos Paula Assis, também de Vilhena, que conquistou o quarto lugar na competição, entre as 482 escolas.

- Advertisement -

O intercambio teve duração de cerca de 20 dias. Os representantes de cada estado ficaram alguns dias em Brasília organizando as documentações necessárias para a viagem, bem como, se inteirando da agenda de compromissos que seriam cumpridos e aprendendo um pouco sobre a cultura americana.

Diferentes estados e cidades foram visitadas, entre eles, Washington, Nova York, Pittsburgo. De acordo com Flavio, apesar de serem locais distintos, a linguagem em relação à educação é muito parecida, visto que ela tratada como prioridade.

Escolas públicas, privadas, de educação infantil, ensino fundamental, de ensino médio, sindicatos de educação, departamento federal de educação, bibliotecas públicas, departamento de atendimento ao aluno especial, foram alguns dos locais que os representantes das escolas brasileiras visitaram.

Um exemplo citado na entrevista que chamou muito atenção, foi sobre as bibliotecas públicas, que fazem um trabalho totalmente ligado a educação, atendendo o aluno no horário oposto as aulas, com intuito de reforçar a aprendizagem dos que possuem maior dificuldade em absorver o conteúdo e para isso contam um espaço totalmente equipado com diversos livros e também materiais eletrônicos. “Há investimentos muito grandes na educação, os impostos recolhidos das empresas são voltados para a educação”, contou.

Segundo Flavio, os alunos veem a educação como o centro da mudança, levando a escola e a aprendizagem muito a sério, e isso é bem evidente nos locais que foram visitados. O ensino acontece em dois turnos e os alunos contam com professores altamente capacitados para lecionar, bem como, laboratórios, materiais e funcionários suficientes para atende-los da melhor maneira.

Algumas das experiências vividas já são desenvolvidas na escola Marechal Rondon, de acordo com Flavio, poderão fortalecer as que já fazem parte do cotidiano, assim como implementar outras, como por exemplo, as “rodadas pedagógicas”, onde a equipe identificaria um problema na escola e contaria com o auxílio de um profissional especialista para a determinada situação. Além disso, contar com um técnico para dar suporte à direção da escola nas ocorrências que surgem seria muito importante.

Redação

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z