Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, a Escola Angelo Mariano encerrou as atividades do Programa Mais Educação, que é destinado às escolas públicas do Ensino Fundamental e visa ampliar a jornada escolar e organização curricular na perspectiva de uma Educação Integral.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
Nesse ano, a Escola Municipal Angelo Mariano, atendeu com os macrocampos de:
- Acompanhamento Pedagógico, onde foram realizadas orientações de estudos e leitura com as monitoras Irenilda Costa e Queli Rezende;
- Iniciação musical de instrumentos de cordas, onde foram ministradas aulas de violão com o monitor Nill Cruz;
- Esporte, onde os alunos desenvolveram habilidades e diversas práticas esportivas com o monitor Paulo Souza;
- Educação ambiental, onde foi criada e cultivada a horta escolar com a monitora Hogla Barros;
- Cultura, onde os alunos tiveram aulas de dança com a monitora Igla Dencker.
No dia 18 de novembro, a escola fez a adesão no site do Governo Federal, para os macrocampos que a escola atenderá no ano de 2017. A escolha dos macrocampos foi feita juntamente com os professores da escola. Dentre os macrocampos escolhidos alguns se repetiram como acompanhamento pedagógico e iniciação musical de instrumentos de cordas e outros macrocampos novos foram escolhidos, tais como natação no macrocampo de esporte e práticas circenses no macrocampo de cultura.
Os gestores da escola Clésio Cássio e Adriana Costa, juntamente com o professor coordenador do Programa Mais Educação Wilfrido Figueredo Moran declararam que estão satisfeitos com os resultados alcançados nesse primeiro ano de execução do Mais Educação e acreditam em resultados ainda melhores para o ano de 2017, considerando que já se terá certa experiência com o desenvolvimento do projeto. Os responsáveis agradeceram ainda todos os pais que acreditaram nessa educação estendida e que colheram os resultados positivos com a ampliação da aprendizagem de seus filhos.
Para marcar o encerramento das atividades do programa foram realizadas várias apresentações, entre elas, os macrocampos que funcionarão no próximo ano, teatro, culinária, dança, violão, cordel, exposição da horta e uma partida de futebol, tudo resultado do que foi desenvolvido durante este ano.
Divulgação