Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





PF cumpre mandados de prisão contra vereador e vice-prefeito vilhenense




OPERAÇÃO “TROPA DE CHOQUE”

A ação faz parte de um novo inquérito, aberto após desdobramentos das prisões de outros vereadores da cidade

jacier-dias-preso
A prisão do vice-prefeito foi acompanhada pela advogada Vera Paixão, ele foi preso no Hotel que ele administra no bairro Jardim América – Foto: Elilson Fabiano

Mais uma etapa da Operação “Tropa de Choque” da Polícia Federal – PF no município de Vilhena foi deflagrada na manhã desta quarta-feira, 02 de novembro, feriado nacional e, desta vez a ação dos federais foi para cumprir mandados de busca e apreensão de documentos e prisões preventivas contra o atual vereador Antonio Marcos de Albuquerque, conhecido também como Marcos Cabeludo (PHS) e o vice-prefeito, Jacier Dias  (PSC).

- Advertisement -
- Advertisement -
1-6
Foto: Elilson Fabiano

Tanto o vereador, quanto o vice-prefeito estão sendo acusados de receberem terrenos e/ou outras vantagens, fruto de um esquema de corrupção montado no seio da Câmara de Vereadores, onde os vereadores recebiam poupudas “recompensas” para aprovarem a criação de loteamentos no município de Vilhena, que nos últimos anos teve um crescimento considerável na cidade de Vilhena. Esse esquema, para a PF é um esquema de propina traçada entre os parlamentares municipais e empresários do ramo imobiliário, onde os edis extorquiam aos empresários. Conforme a PF, o grupo teria recebido R$ 500 mil em propina para aprovar a criação de loteamentos.

- Advertisement -

Contra Jacier Dias, pesa a aquisição de terrenos que fazem parte do esquema de corrupção, os quais estão em nome de “laranjas”. O vice-prefeito que foi um dos delatores para a deflagração da Operação Stigma, em 2015 pela PF onde foram deviados recursos federais, e que foi candidato a vereador nesta última eleição, mas não se conseguiu eleger, foi preso no Hotel que administra, localizado no Bairro Jardim América logo nas primeiras horas desta quarta-feira.

marcos-cabeludo
Foto: Divulgação

No mesmo sentido, contra o vereador, Marcos Cabeludo que foi preso na sua residência no bairro São José, pesa também a aquisição de terreno que fez parte do esquema e o recebimentos de cheques. O terreno também estaria em nome de “laranjas” indicados pelo parlamentar.

Ao que tudo indica, as prisões que vem sendo decretadas pela Justiça Estadual e cumpridas pela PF, estão abrindo um leque contendo fortes indícios de envolvimentos dos parlamentares e provas robustas para pedir à justiça mais e mais prisões de figurões na cidade de Vilhena.

Até o momento, cinco vereadores da atual legislatura, além do vice-pefeito foram presos pela Polícia Federal na “Operação Tropa de Choque”. Vale ressaltar que dois vereadores que também estão com mandado de prisão em aberto decretada pela justiça estadual ainda estão foragidos.

O vereador Marcos Cabeludo nesta terça-feira, 01 de novembro, foi eleito 2º secretário da mesa diretora da Câmara de Vereadores, durante a 27º sessão ordinária.

Tanto o vereador, quanto o vice-prefeito foram encaminhados por agentes à sede da Polícia Federal na cidade para prestar depoimento perante o Delegado de plantão. Eles estiveram acompanhados de seus respectivos advogados.

PRESOS

José Garcia – DEM (vereador – recolhido na Casa de Detenção)

Carmozino Alves – PSDC (vereador – recolhido na Casa de Detenção)

Vanderlei Graebin – PSC (vereador – recolhido no Centro de correição da PM em Porto Velho por ter prerrogativa profissional/advogado)

Junior Donadon – PSD (vereador – recolhido na Casa de Detenção)

Marcos Cabeludo – PHS (vereador, preso nesta quarta-feira, 02/11)

Jacier Dias – PSC  (vice-prefeito, preso nesta quarta-feira, 02/11)

FORAGIDOS

Jairo Peixoto – PP (vereador foragido)

Marta Moreira – PSC (vereadora foragida)

 

Texto: Redação

Fotos: Elilson Fabiano

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas