No último fim de semana foi realizada a abertura da campanha contra o câncer de mama idealizada pelo projeto de Sustentabilidade e Gestão dos Resíduos Sólidos do Bairro São José em alusão ao mês “Outubro Rosa”.
A responsável pelo projeto, Roseni Mezabarba, disse que o objetivo da campanha é incentivar as mulheres na prevenção do câncer de mama, estimulando-as a fazer o autoexame, assim como prevenir o câncer de colo de útero, que é o segundo câncer que mais acomete as mulheres no mundo.
O exame preventivo está sendo oferecido na Unidade Básica de Saúde do Bairro São José, “a orientação é que as pacientes da cidade procurem mais informações quanto à campanha na UBS mais próxima de sua casa”, disse Roseni.
Os moradores da região estiveram contribuindo com a abertura da campanha, sendo que decoraram a frente do posto de saúde com a cor rosa e fizeram a limpeza do jardim. Além dos moradores, a Polícia Militar Ambiental esteve representada pelos Cabos PM Lopes e PM Vander, o 3° Batalhão do Corpo de Bombeiros também esteve representado no local pelo 1° Sargento Lauri e 2° Sargento Douglas. A coordenadora da Pastoral da Criança do Bairro, Nina, também esteve no local.
A ação que é desvinculada da UBS, visa a educação permanente dos usuários da unidade visto que são eles próprios que usam e o mantém preservado. Apesar de não haver vínculo com a unidade de saúde o projeto conta com o apoio da coordenadora do posto, Laudiceia Moratelli. A campanha conta com apoio da Tigrão, Dságua e Digital.
Roseni finalizou dizendo estar há 7 anos frente ao projeto de sustentabilidade, investindo no meio ambiente e consequentemente buscando um futuro melhor e para isso pede apoio dos representantes do município para que consiga realizar um trabalho ainda melhor. “Estou confiante que na nova gestão poderemos fazer mais por Vilhena”, disse.
Sabre o projeto de jardinagem:
Há dois anos Roseni escolheu a unidade de saúde Vitalina Gentil dos Santos para desenvolver o projeto de jardinagem. A escolha se deu devido ao fato de Roseni ser funcionária do local e contar com o apoio da comunidade para preservação do jardim, mas garante que para o próximo ano pretende expandir esse projeto para as outras unidades, escolas, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Vilhena.
Texto e foto: Redação