Transporte irregular de agrotóxicos é considerado crime ambiental grave
A ocorrência foi registrada na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, por volta das 10h45 durante fiscalização de rotina no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizado no quilômetro 01 da BR-364, em Vilhena.
Durante abordagem a um caminhão Mercedes Benz 1113 de cor azul que era dirigido por M. S. P, 32 anos, e pelo passageiro e proprietário do caminhão L. M, os policiais constataram que os mesmos estavam transportando 5200 litros de agrotóxicos sem licença ambiental para o transporte de produtos perigosos, além de não possuir equipamentos de segurança, sem o devido acondimentamento, sem painel de segurança e rótulo de risco e com carona.
Questionados sobre tais irregularidades, tanto o motorista quanto o proprietário do caminhão afirmaram que iriam entregar os agrotóxicos em duas fazendas na região do Cabixi/RO.
Mediante a constatação das irregularidades que ferem a Legislação Ambiental e configura-se crime, os policiais expediram os devidos autos de infração de Produtos Perigosos e por terem cometido crime tipificado na Lei de Crimes Ambientais, o condutor e proprietário do caminhão foram presos em flagrante e encaminhados para Delegacia de Polícia Civil onde deveram prestar esclarecimentos ao delegado plantonista.
Agentes do Instituto de Defesa Agropecuária de Rondônia (Idaron) foram acionados e estes apreenderam o caminhão e a carga para que sejam adotadas as medidas administrativas cabíveis ao fato.
Carlos Mont Serrate
Folha de Vilhena