Transporte
Considerada a principal obra de pavimentação do governo de Rondônia em andamento, o Anel Viário de Ji-Paraná deve chegar aos 3 km de asfaltamento até o final. Essa é a estimativa do diretor-geral do DER, Ezequiel Neiva.
Apesar de está na região Central do estado, o Anel Viário, ressalta Neiva, também tem importância estratégica para o Cone Sul, no que se refere ao escoamento da produção de grãos, haja vista que aproximadamente 80% da produção de grãos de Rondônia saem do Cone Sul e as carretas carregadas percorrerão o Anel Viário constantemente, com mais segurança e comodidade aos motoristas. “Isso sem contar a economia de tempo e a importância de retirar as carretas do centro de Ji-Paraná”, frisou.
A pavimentação do Anel Viário, destaca o Ezequiel Neiva, foi assumida pelo DER, com maquinário e servidores próprios, em junho deste ano. O diretor frisa que foram três meses trabalhando com o transporte de cascalho e na terraplanagem, preparando o solo para receber a capa asfáltica. “Iniciamos o lançamento da capa asfáltica no final de setembro, cumprindo à risca toda a programação estabelecida no início do projeto”, apontou.
Ezequiel Neiva explica que a Anel Viário de Ji-Paraná tem 13,5 km de extensão, sendo que 2 km já tem capa asfáltica e outros 5 km estão prontos para receber a camada de 10 centímetros de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o conhecido asfalto quente. “Essa grandiosa obra é realizada com servidores e máquinas do DER por decisão do governador Confúcio Moura”, enfatizou.
Ainda conforme a opinião do diretor do DER, o governo cumprirá a meta de asfaltar pelo menos 6 km do Anel Viário até o final do ano. Para Ezequiel, o volume de serviço implantado no canteiro de obras venceu a desconfiança da população, que não acreditava nesse asfaltamento e que hoje comemora o resultado.
Texto e foto: Assessoria