Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Terça-feira, 26 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

Paratletas rondonienses representam Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016


Banner


mateus
Mateus Evangelista conquistou seu terceiro ouro no Parapan (Foto: Daniel Zappe/MPIX​/CPB)

Os jogos da Olimpíada Rio 2016 acabaram, mas a emoção de torcer ainda não. As disputas da Paralimpíada começaram nesta quarta-feira, 7 e vão até 18 de setembro. Mais de 4 mil paratletas de 160 países participarão de diversas modalidades com quase 300 brasileiros competindo, e dentre eles estão os dois paratletas de Rondônia: Mateus Evangelista e Kesley Josué.

Mateus, que faz parte da equipe da Seleção Brasileira há três anos, é o atual recordista mundial no salto em distância com a marca de 6,34 m. No Jogos Paralímpicos Rio 2016 ele disputar pelas modalidades do 100 metros rasos e o salto à distância. Kesley ficou sabendo da convocação há poucos meses, e com diversos títulos acumulados no currículo, pretende voltar para casa com experiência e uma das mais importantes medalhas do mundo esportivo.

Mateus

- Advertisement -
- Advertisement -

Mateus Evangelista nasceu com paralisia cerebral, o que o classifica na categoria T37. Mesmo com dificuldade de movimentação no lado esquerdo de seu corpo, a deficiência nunca foi motivo que o impedisse de tentar se superar a cada dia. O paratleta começou a praticar esporte quando tinha 13 anos, após ver uma palestra motivacional ministrada pelo ex-treinador e amigo Silvio Corsino. A primeira modalidade que Mateus se aventurou foi o futebol, paixão nacional.

- Advertisement -

Entretanto, ao conhecer o mundo do atletismo foi deixando de lado os gramados e se entregando a pista de corrida. Brincando com a realidade, o jovem que nasceu com uma paralisia, hoje ganha medalhas como velocistas tanto nas categorias de 100 e 200 metros rasos e ainda no salto a distância, já com um recorde mundial no currículo, quando atingiu em 2015 a marca de 6,34 m no salto.

 

Kesley

Kesley Josué encara o próximo desafio no RJ (Foto: Larissa Vieira)
Kesley Josué encara o próximo desafio no RJ (Foto: Larissa Vieira)

Outro velocista que também irá representar o Brasil nesses jogos é o rolimorense Kesley Josué. O jovem de 23 anos entrou de paraquedas no atletismo, a princípio para acompanhar a sua irmã Kétyla em uma apresentação na modalidade 100 metros rasos, na capital paulista. Ambos portam a doença de Stargrdt – degeneração macular juvenil congênita, que causa perda da visão – e possuem menos de 20% da visão, cada. E foi no treino da irmã, que Kesley recebeu o convite do treinador, para fazer parte da equipe que iria representar o estado em São Paulo. O jovem fez um rápido teste e aceitou o desafio, desde então não parou mais.

O paratleta, assim como Mateus Evangelista, também faz parte da categoria T13. Por meio do atletismo Kesley faz coleção de medalhas. Na Etapa Regional Centro-leste foi ouro três vezes, nas modalidades de 100 e 200 metros rasos e salto em distância; na 1º Etapa do Nacional foi prata nos 100 metros rasos e ouro nos 200 metros rasos; já na segunda etapa do Nacional Kesley conseguiu ouro nos 100 e 200 metros rasos e bronze nos 400 metros rasos. Nessa segunda etapa o paratleta conseguiu o melhor tempo do ano com a marca de 11s07 nos 100m, o que garantiu sua vaga na Seleção Brasileira.

Fonte: GloboEsporte

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z