Banner

Banner

Banner




Banner

Banner

Banner






Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377


Banner

Banner

Banner



Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner

Banner

Banner

Banner

SENAR promove evento sobre agricultura sustentável em Vilhena


Banner


O evento será realizado em 6 estados e, em Rondônia somente Vilhena e a capital Porto Velho foram contempladas

Em parceria com a faculdade UNESC o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) irá realizar em Vilhena palestras com foco na agricultura sustentável. O SENAR com apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), desenvolve o desenvolve o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia (PRADAM), o qual dissemina práticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) na Região Amazônica.

- Advertisement -
- Advertisement -

Além desses, o SENAR conta ainda com outros dois parceiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). O evento acontece na sexta-feira, 19 de agosto, das 8 às 12h, nas dependências da faculdade UNESC.

- Advertisement -

A UNESC possui o curso de Engenharia Ambiental o qual tem como um dos seus principais objetivos formar engenheiros engajados com os problemas ambientais locais, já que em sua grade curricular possui inúmeras disciplinas com enfoque ambiental. O curso de Ciências Contábeis possui algumas disciplinas relacionadas com o evento, como Contabilidade Rural e Contabilidade Social e Ambiental, neste sentido, os futuros formandos dos dois cursos poderão entrar em contato com o seu campo de atuação na região. O evento contará ainda com a participação de proprietários rurais do Cone Sul interessados em implementar técnicas de agricultura sustentável em suas propriedades.

O evento contará com duas palestras, uma sobre “ILPF em Rondônia: Perspectivas e potencialidades”, tal tema trata de um sistema de integração envolvendo a produção de grãos, fibras, madeira, leite ou carne na mesma área, em plantios em rotação. Há várias possibilidades de combinação entre os componentes agrícola, pecuário e florestal, considerando espaço e tempo disponível, resultando em diferentes sistemas integrados. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela EMBRAPA em parceria com outras instituições, sendo que a palestra sobre este assunto será ministrada pelo Dr. Vicente de Paulo Campos Godinho o qual é Pesquisador da EMBRAPA.

A outra palestra será sobre Manejo e Conservação de Solos e Plantio Direto, sendo que formas corretas de se manejar o solo tem relação direta com sua conservação e consequentemente a produtividade agrícola. Um bom manejo do solo é aquele que propicia boa produtividade no tempo presente e que, também, possibilita a manutenção de sua fertilidade, garantindo a produção agrícola no futuro. Os princípios do sistema de plantio direto seguem a lógica das florestas, ou seja, assim como o material orgânico caído das árvores se transforma em rico adubo natural, a palha decomposta de safras anteriores pelos microrganismos transforma-se em adubo. As vantagens são a redução no uso de insumos químicos e controle dos processos erosivos, uma vez que a infiltração da água se torna mais lenta pela permanente cobertura no solo.  Tal palestra será ministrada Dr. Anderson Cristian Bergamin professor da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) Campus de Rolim de Moura.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental, Dr. Gabriel de Paula Paciencia, “o evento é de extrema importância, pois tanto os alunos do curso como os agricultores que participarão, terão acesso a informações que mostram que o agronegócio e a preservação ambiental podem caminhar de forma conjunta, ou seja, que existem técnicas capazes de promover uma agricultura sustentável”. Já para o coordenador do curso de Ciências Contábeis Me. Diego Rodrigo Gurkewicz Rodrigues, “as técnicas trazidas de plantio e recuperação de áreas degradadas apresentam alternativas para a conservação do meio ambiente e também o aumento da produção de alimentos, com isso os participantes têm a oportunidade de conhecer as vantagens que estes sistemas oferecem”.

A UNESC – FAEV (Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena) está localizada na Rua Cléber Mafra de Souza n° 8735 – Quadra 37 no Bairro Orleans, sendo que maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (69) 3322.1290 com o professor Dr. Gabriel de Paula Paciencia (e-mail [email protected]), coordenador do curso de Engenharia Ambiental ou o Me. Diego Rodrigo Gurkewicz Rodrigues (e-mail [email protected]) coordenador do curso de Ciências Contábeis.

Divulgação

- Advertisement -


Banner

Veja também


Banner

Notícias relacionadas









z