A população há tempos vem reclamando a falta de manutenção das academias ao ar livre e dos parquinhos públicos que podem ser encontrados pela cidade. Brinquedos e aparelhos enferrujados, quebrados e sem condições de uso define a real situação dos locais
Em janeiro deste ano, o site Folha de Vilhena veiculou a matéria – “Crianças sofrem com o abandono dos parques públicos da cidade”, nela nossa equipe de reportagem mostrou a falta de manutenção dos brinquedos e aparelhos que encontram-se quebrados e enferrujados, ou seja, sem nenhuma condição de uso em uma das praças do centro da cidade. Mesmo assim, naquele dia, muitas crianças estiveram no local acompanhados de seus pais para se divertirem.
Alguns meses depois, o vereador José Garcia (DEM), fez duas indicações, entre elas: Reforma da academia ao ar livre da “Praça do Shopping” e melhorias (pintura e aquisição de novos brinquedos), conserto da tela de proteção no parquinho da “Praça do shopping” e aquisição de brinquedos adaptados para o lazer e recreação de crianças cadeirantes, conforme a Lei n° 3.416/2012. Cabe ressaltar, que em 2015 foi instalado por um morador na praça Nossa Senhora Aparecida um balanço adaptado para crianças portadoras de deficiência física, mas o mesmo não está podendo ser utilizado já que foi totalmente destruído.
Nossa reportagem após a indicação do vereador, esteve no local e constatou que os brinquedos e aparelhos da academia ao ar livre na praça do Shopping estão fora dos padrões de uso e segurança, quer dizer, precisando urgentemente de reparos para que sejam usufruídos sem nenhum risco à saúde dos utilitários.
Na sessão ordinária desta terça-feira, 16 de agosto, mais uma vez a indicação de melhorias nos parques públicos da cidade surgiu na pauta e, desta vez a indicação de nº 363/2016, remete-se ao parquinho da praça do 5º BEC que diariamente recebe crianças do bairro.
Como pode-se perceber, indicações de melhorias nos parques públicos e manutenção dos aparelhos da academia ao ar livre foram realizadas, mas até o momento nenhuma medida está sendo tomada para sanar essas irregularidades, haja vista que os parquinhos públicos continuam abandonados, deixando muito a desejar.
Texto: Redação
Foto: Nataly Labajos