Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377




Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377





Enem 2016 tem quase nove milhões de inscritos no país




enem-2016

Provas são só em novembro, e simulados ajudam a estudar.
MEC tem na internet ‘A hora do Enem’

Quase nove milhões de estudantes vão fazer o Enem, em novembro. Para a maioria deles é um desafio que tira o sono, aumenta a ansiedade. Mas, ano após ano, a história tem mostrado que as provas simuladas costumam ajudar muito na preparação.

- Advertisement -
- Advertisement -

Bruna vai tentar medicina pela quarta vez. Só que este ano ela decidiu estudar pela internet, na plataforma do MEC, chamada “A hora do Enem”, que tem a voz do professor.

- Advertisement -

“Os verbos se flexionam em número: singular e plural. Em pessoa: primeira, segunda e terceira. E em tempo e modo”.

“Eu estudo dez a 12 horas por dia, tudo on line. Eu assisto aulas on line, faço exercícios que eu busco na internet ”, diz a estudante Bruna Carolina Rodrigues.

Quem fez este primeiro simulado do Enem sabe a nota que tirou em cada uma das áreas de conhecimento.

Com a pontuação total, é possível o candidato fazer uma simulação e descobrir se ele conseguiria a tão desejada vaga numa universidade. O MEC informa também em quais disciplinas o aluno teve o pior desempenho para ele estudar mais.

Dois simulados já foram feitos e mais dois estão previstos.

“Todas essas formas valem a pena porque o Enem trata com muita propriedade as questões, as coisas atuais”, explica o coordenador pedagógico Clóvis Tavares.

Vinícius, Isabela e Fernanda estudam o dia todo. A mesa dos trigêmeos tem cadernos, apostilas e notebooks.

“Basta o aluno ter interesse que o conteúdo não falta”, diz Vinícius Andrade.

Fernanda gosta de interpretação de textos, e treina on line.

“É o site do MEC. Agora estou lendo uma canção que contextualiza com Dom Casmurro de Machado de Assis. É uma questão de múltipla escolha”, explica Fernanda Andrade.

Para passar no Enem vale até uma aula experimental. Aqui o assunto é dengue, mas aborda questões de história, biologia e geografia.

“Construímos um mapa mental. Uma das ferramentas que a gente ensina para que aprendam a estudar sozinhos em casa. É uma ótima ferramenta de resumo”, ensina o estudante de medicina Pedro Caldeira.

“Mapa mental é uma maneira de a gente pensar de uma forma mais organizada e mais direta no estudo, para escrever nosso pensamento totalmente”, confirma Ana Luiza.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O importante é estudar e acreditar que vai dar certo, né Bruna?

Repórter – Daqui a pouco doutora Bruna?
Bruna – Doutora Bruna com certeza.

O G1 – o site de notícias da Globo – tem uma página especial e um aplicativo para quem vai fazer o Enem. Um jogo de perguntas e respostas que testa o conhecimento. Você pode baixar de graça nas lojas de aplicativos para celular. As informações estão em g1.com.br/enem

G1

- Advertisement -




Veja também





Notícias relacionadas









z
Pular para a barra de ferramentas