Reunião foi organizada pelo Ministério Público e Corpo de Bombeiros.
Campanhas e atividades preventivas serão realizadas nos próximos meses.
O Ministério Público Estadual (MP-RO), Corpo de Bombeiros e outros órgãos de Vilhena (RO) definiram diversas estratégias e campanhas a serem realizadas no combate a incêndios florestais e queimadas urbanas durante o período de estiagem no Estado. A reunião aconteceu na terça-feira (7).
A iniciativa reuniu representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Polícia Militar Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena (Semma) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
De acordo com o promotor Pablo Hernandez Viscardi, o intuito é fazer com que os órgãos responsáveis pela prevenção e repreensão troquem experiências, informações e sugestões para alcançarem uma causa em comum, que é o de zelar pelo meio ambiente.
O período de seca no município inicia em julho e segue até outubro. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Moacyr de Paula, acontecem muitas queimadas nesses meses e o número de atendimento na unidade aumenta de maneira significativa.”No ano passado, somente nesse intervalo, recebemos cerca de 200 ligações para combate a incêndio”, informou o tenente.
O promotor Viscardi ressaltou que a conscientização é o primeiro passo para a educação ambiental. Por isso, os órgãos realizarão atividades e campanhas nos próximos meses.
Do G1